quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Engessamento de gestão portuária é discutida em encontro

18/02/2011 17:05:09

Primeiro encontro do Conselho Deliberativo da ABEPH tratou de temas que dificultam a atuação em portos de todo o Brasil

A primeira participação do superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconcelos, na reunião do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidrográficas foi considerada bastante proveitosa. O encontro que acontece na cidade de Cabedelo – PB trata diretamente de temas que interferem na gestão Portuária do Brasil.

Segundo Vanderlan, o esforço principal é o de viabilizar a operacionalidade da atividade portuária pública do país. Neste contexto se inclui uma ampla e variada gama de assuntos, que de certa forma “engessam” a atividade portuária. Um dos pontos fortes do evento está vinculado a adequação da atividade portuária às exigências ambientais. Com isso busca-se a contratação, em conjunto, de uma assessoria ambiental para tratar do assunto, e com isto criar uma linguagem única entre todos os entes portuários. Outro ponto debatido diz respeito a Lei no. 9636/98, que trata da cobrança de taxa de ocupação de imóveis da União pelo Serviço de Patrimônio da União – SPU.

Neste contexto também esta sendo possível visualizar a importância do trabalho realizado pela Secretaria Especial de Portos. Que por meio dos seus programas esta equacionando soluções conjuntas para problemas comuns. Tornando a ação governamental mais eficiente e de custo financeiro menor.

Segundo o superintendente, a reunião da ABEPH é uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e seus reflexos serão sentidos em breve no planejamento estratégico da SPH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário