sábado, 15 de dezembro de 2012

Navio mercante “Nord Setouchi” atraca no porto da capital do estado.


O navio mercante “Nord Setouchi” atracou na manhã de sábado (08) no porto de Porto Alegre. A embarcação de bandeira panamenha, e que mede 169,37 metros de comprimento e possui 27,20 metros de largura, trouxe em seus porões um carregamento de ureia. Ao todo eram cerca de 6.300 toneladas de ureia o volume previsto para descarga em nosso porto.

O “Nord Setouchi” tem como origem de sua viagem o porto argentino de Bahia Blanca. E realizou uma escala no porto de Rio Grande; onde chegou no final da manhã de sábado (02) ao Porto Novo para descarregar 6.700 toneladas. Logo após o navio dirigiu-se para o terminal de uso privado da empresa Yara Brasil Fertilizantes, instalado na área do Super Porto de Rio grande, para realizar a descarga de mais 14.400 toneladas de ureia. Para somente ai poder rumar em definitivo para Porto Alegre.

Sua chegada a Porto Alegre é um alento aos trabalhadores portuários avulsos (TPA). Que dependem dos navios que atracam no porto público, para tirarem seu sustento. E que devido à falta sistemática de investimentos no porto, acarretaram uma perda progressiva de oferta de trabalho. Já que o porto deixou de atender as necessidades que seus clientes possuíam. Reverter esta realidade é não só um sonho dos trabalhadores portuários. Como uma necessidade de todo o setor produtivo gaúcho. Que ao deixar de se valer do porto como uma alternativa de modal logístico, comprometendo sua competitividade e acarretando uma elevação de seus custos. Pensem nisso!


Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário