terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TRÂNSITO

Miki Breier debate a utilização de hidrovias entre os modais de transporte
Por Gisele Ortolan - MTB 9777 / PSBHora: 17:07 Data: 06/01/2012

O coordenador da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Trânsito Seguro, deputado Miki Breier (PSB), esteve reunido com o superintendente de Portos e Hidrovias do Estado (SPH), Vanderlan Vasconselos, discutindo alternativas para a utilização de novos modais de transporte no Rio Grande do Sul.

“É importante que o Estado trabalhe no sentido de explorar as possibilidades para o transporte hidroviário, integrado aos demais modais, a fim de também se diminuir a dependência das rodovias”, disse o parlamentar.

Miki acrescenta que a possibilidade de explorar outras alternativas para a locomoção também é uma forma eficiente de se enfrentar a questão da violência no trânsito. “Os resultados positivos com a recém-implantada travessia Porto Alegre-Guaíba são um exemplo muito claro desta mudança. Quem precisa fazer este trajeto não depende mais da rodovia e pode transitar com qualidade, rapidez e segurança”, compara.

Vanderlan Vasconselos assinala que o Rio Grande do Sul apresenta um grande potencial para a exploração das hidrovias. Ele cita como exemplo a Hidrovia Uruguai-Brasil cujo protocolo com o governo Federal já foi assinado. Partindo de Santa Vitória do Palmar atravessa o Estado passando pela Lagoa Mirim, Canal São Gonçalo, Lagoa dos Patos, Lago Guaíba, Rio Jacuí, Rio dos Sinos, Gravataí e Caí. “Poucos lugares no mundo tem, como o Rio Grande do Sul, esta grande possibilidade”, destacou.

O superintendente da SPH relatou as medidas que vem sendo adotadas para alavancar o trabalho do órgão, que já atingiu um crescimento de mais de 100% na arrecadação própria no último período, chegando a R$ 12 milhões. “Estamos promovendo a regularização de contratos, dando atenção ao cumprimento das regras portuárias e hidroviárias e assim, fazendo com que a SPH volte a ter maior credibilidade entre empresários e entidades ligadas ao setor”, indica Vanderlan.

Miki assinalou a grande rapacidade de Vanderlan para o cargo. Seu colega de partido, ele que já foi vereador e duas vezes prefeito da cidade de Esteio. “Em todos os seus mandatos as ações foram marcados pela qualidade e excelentes resultados”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário