segunda-feira, 6 de abril de 2015

PARA PENSAR E REFLETIR

“Trevo Nordeste” traz uréia para Porto Alegre

A barcaça graneleira “Trevo Nordeste” de propriedade da Navegação Aliança trouxe um carregamento de ureia para o porto de Porto Alegre. O produto embarcado pelo Porto Novo de Rio Grande chegou na segunda-feira (23/MAR). Sendo que o seu volume total chegou a 2.439,605 toneladas. Inicialmente a expectativa era de que a barcaça fosse trazer 2.500 toneladas. No entanto o volume não foi este. E sobre aproveitando a oportunidade quero aqui fazer uma observação importante.

Na maioria das vezes o volume informado pela administração dos portos ou terminais é invariavelmente um número redondo. E é sobre este número que muitas estatísticas são feitas. Esta dificuldade de se ter o peso preciso revela uma falha do sistema que não é impossível de ser solucionada. Já que em alguns casos a informação fornecida possui um grau de precisão maior.

No caso do porto de Porto Alegre, toda a carga a granel descarregada é pesada, pelas balanças do próprio porto. No entanto o setor de estatística sempre fornece números redondos. Como pode isto ocorrer, se não por relaxamento e falta de comunicação interna.

Já o exemplo oposto a este é o caso da empresa Bianchini. Que fornece o peso na casa da dezena dos quilos. Isto tudo serve para diferenciar o grau de profissionalismo e de seriedade de uma empresa para a outra. No nosso caso nós informamos o número que a nossa pesquisa revela. Mas nós sabemos distinguir quando ele é uma informação correta e precisa, de quando ele é uma estimativa. E é por isto que nós estamos fazendo esta reflexão junto com o leitor. Para que ele possa ficar atento ao fato, e amplie um pouco mais o seu nível de conhecimento sobre a realidade do setor portuário e da navegação.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário