quarta-feira, 22 de abril de 2015

O Canal de Navegação é para Navegar.

No início da tarde de sábado (04/ABR) um dos catamarãs que fazem a travessia Porto Alegre – Guaíba foi visto navegando bem fora do canal de navegação. O fato que pode passar despercebido de muitas pessoas, entre as quais os próprios passageiros e os proprietários da empresa é digno de uma reflexão.

Segundo consta, a existência do canal de navegação torna obrigatória a sua utilização por parte das empresas de navegação. Em se tratando de uma empresa que realiza o transporte de passageiros, esta obrigatoriedade é ainda mais importante. Pois o serviço que ela presta é o transporte de pessoas.

Todos nos sabemos que o catamarã é uma embarcação pequena, leve e rápida. Que precisa de pouca profundidade para navegar. Mas também é do conhecimento geral que obstáculos submersos podem danificar o casco de embarcações. Causando um acidente com danos não só materiais como também humanos.

Neste caso a prudência e o respeito à legislação deveriam ser cumpridas a risca. Não expondo, em hipótese alguma, a vida dos passageiros ao risco, por menor que ele possa ser.

Digo isto porque sei que os catamarãs que realizam a travessia entre Porto Alegre e Guaíba já colidiram contra obstáculos submersos. Troncos que estavam flutuando nas águas do Guaíba, e que devido a alta velocidade desenvolvida pela embarcação, e a baixa visibilidade do obstáculo, não pode ser realizado nenhuma manobra no sentido de evitar o impacto. Causando por isto danos materiais que exigiram o reparo da mesma; pois a embarcação teve o seu desempenho prejudicado em virtude desta colisão.

No contexto de ocorrer um novo acidente, desta vez não só com danos materiais, mas também humanos. Este fato exigiria o acionamento da apólice de seguro. Que ao constatar que a embarcação não estava trafegando pelo canal de navegação oficialmente reconhecido. Causaria uma complicação legal para o seu pagamento.

Pelo que me foi relatado. Esta navegação fora do canal não é uma regra geral. Na maior parte das viagens o catamarã passa por entre as boias do canal, navegando com segurança e em cumprimento a legislação. Ao expor o fato, eu convido a todos a refletirem sobre o assunto. E faço aqui o alerta, pois com a segurança das pessoas não se pode arriscar.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário