terça-feira, 21 de abril de 2015

Navio mercante “Arosa” parte vazio de Porto Alegre.

Partiu vazio do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, às 08:15 da manhã de quinta-feira (02/ABR) o navio mercante “Arosa”.

A embarcação que nos trouxe um carregamento de sulfato de potássio seguiu para o porto argentino de Recalada. Onde deverá ser carregado com parte da produção agrícola deste país e transportá-la para o exterior. Diante deste fato fica evidente a nossa deficiência em termos de capacidade portuária. Pois assim como a Argentina, nós também somos grande produtor agrícola. No entanto nosso porto não possui os equipamentos adequados para realizar um embarque de forma ágil e eficiente de nossa produção nos navios que aqui aportam.

Nossa hidrovia também esta carente de investimento, seja ele no que diz respeito a sinalização quanto e principalmente ao calado. Que é a profundidade máxima que os navios podem navegar, sem correrem o risco de encalhar.

Como podemos notar. Falta muito coisa para nós recuperarmos a capacidade e o prestígio que o porto de Porto Alegre um dia teve. Enquanto isto, perdemos a bela oportunidade de realizarmos embarques via Porto de Porto Alegre. E com isto nossa competitividade fica prejudicada. E a lucratividade do setor produtivo é reduzida, Afetando a sua própria capacidade de reinvestir para ser melhor e mais eficiente. Quebrar este círculo vicioso é o grande desafia que se impõe a nós. Pensem nisso, pois disso depende o nosso futuro.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário