terça-feira, 24 de abril de 2012

Agência Marítima Orion trás à capital navio Vully


Chegou na manhã desta terça-feira (24) o navio mercante “Vully”, com carregamento de salitre, embarcado originalmente no porto chileno de Tocopilla. A responsabilidade técnica de trazer a embarcação ficou a cargo do escritório da Agência Orion em Porto Alegre.

O navio mercante “Vully” fundeou próximo ao porto de Rio Grande, em mar aberto, no dia 10 de abril, e lá ficou a espera do momento de atracação e descarga neste que é o principal porto do RS. Já sua atracação só foi ocorrer no final da tarde do dia 19 de abril, quando o mesmo chegou ao cais do Porto Novo. Após descarregar, o mesmo saiu na manhã de segunda-feira (23) de rio grande em direção ao porto de Porto Alegre. Onde esta prevista o descarregamento de 6.500 toneladas de seus porões.

Sobre o fato da demora entre a chegada do navio ao porto e o momento de sua atracação e início de descarregamento. Temos de ver o sob o prisma do quanto nossos portos necessitam de investimentos. A demora representa o encarecimento da operação para quem contratou o serviço. E este fato se reflete em toda a cadeia produtiva, chegando até o consumidor final. E o preocupante é que o problema não é exclusividade do porto de Rio Grande. Ele se reflete nos demais portos brasileiros, e até mesmo no de Porto Alegre. Que mesmo possuindo um movimento baixo de embarcações não consegue receber mais do que três navios de longo curso concomitantemente. Foi assim no ano passado. Por ocasião da chegada de cinco navios num prazo muito curto de tempo. Identificar as deficiências é o primeiro passo para buscar a mudança da situação. Após isto devemos lutar para saná-las, pois desta luta sairemos todos ganhando. Com redução no custo dos produtos que importamos de outros estados e do exterior, e que exportamos para outros estados ou exterior. Não podemos pensar que nossa situação esta boa, pois este comodismo é não só perigoso, com demonstra um despreparo político e técnico muito grande. Também não podemos ficar parados, acreditando nas promessas, sem fazer corpo-a-corpo, dia-a-dia, na busca de um futuro melhor para nossa sociedade.

Sobre o navio, o fato mais interessante é que o mesmo faz parte de marinha mercante suíça e esta registrado no porto da cidade de Basel. Construído no ano de 2011, pelo estaleiro Shinan Heavy Industries Co Ltd, e com um motor Hyunday de 8.500 Kw e 11.658 HP de potência, o “Vully” mede181 metros de comprimento, e possui largura máxima de 30 metros.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário