segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto Viva o Centro a Pé "invade" Porto da Capital

31/10/2011 19:51:45

O Cais Mauá foi o local escolhido para mais uma edição do projeto Viva o Centro a Pé, promovido pelo gabinete da Primeira Dama de Porto Alegre. A ultima edição do passeio aconteceu na manhã de sábado, 29 de outubro com a participação do superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos. A parceria entre Prefeitura e SPH foi fundamental para garantir o acesso à área do Porto em que não é permitido acesso a visitantes.

Para a coordenadora do programa, Liane Klein, esta foi uma das grandes edições do passeio. "Foi uma oportunidade especial para conhecer um espaço do Porto e de Porto Alegre que poucos conhecem. Ficamos encantados especialmente com a quantidade de informações que recebemos do superintendente, que demonstrou total domínio sobre aquilo que precisávamos", disse. Liane destacou ainda que o passeio aconteceu quando grandes eventos se realizam no Porto. "Chagamos com pleno funcionamento da travessia Porto Alegre/Guaíba, Feira do lIvro e Bienal do Mercosul. Foi um grande privilegio para todos nós."

A área da visita guiada compreende o Cais Mauá, onde foi possível visualizar de mais perto os dois navios paraguaios recentemente recebidos pelo governo do Estado como pagamento de dívida junto a SPH, cujo leilão deve acontecer em poucos meses. O principal ponto de interesse foi a praça Edgar Schneider localizada em frente ao antigo prédio do frigorífico, que possui esculturas de duas figuras femininas da mitologia grega.

Os visitantes também puderam ver a Estação Hidroviária, recentemente inaugurada, o pórtico e os armazéns A e B, tombados pelo patrimônio histórico e artístico nacional, e seguiram até a área próxima a Usina do Gasômetro. Passando pelas instalações da Feira do Livro e Bienal do Mercosul, ambas instaladas na área portuária.

Antes do término da visita guiada, Vanderlan Vasconselos agradeceu a presença de todos, que ao conhecerem um pouco mais, e melhor, a área portuária podem valorizá-la e compreendê-la melhor. "O porto é um espaço público de vital importância para a economia do Estado. Pois possibilita a comunicação direta com todos os países do mundo, levando nossa produção e trazendo os produtos que nós necessitamos. Impulsionando nossa economia, gerando os empregos e riquezas que tanto necessitamos para crescer", disse.

FOTOS: CARLOS OLIVEIRA

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=752

Nenhum comentário:

Postar um comentário