segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Assinado contrato para realização da travessia Porto Alegre/Guaíba

25/10/2011 15:19:44

Documento garante uso dos terminais hidroviários nas duas cidades e dá segurança à sustentabilidade do serviço prestado pela empresa Catsul

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (25), na Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), foram definidas as regras do contrato de uso dos terminais hidroviários de Porto Alegre Guaíba, para a travessia por catamarãs entre os dois municípios. O documento foi assinado pelo secretário e Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, pelo superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o superintendente da Metroplan, Elir Girardi e o presidente da Catsul, Hugo Flech, empresa responsável pelo serviço. A inauguração da travessia acontece nesta quinta-feira (27), às 14h30, com a participação do governador do Estado, Tarso Genro, com saída do terminal de Guaíba.

O Secretario de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque salientou que a assinatura do contrato foi a conclusão de parte importante de todo o esforço coletivo para que o dia 27 de outubro seja uma data histórica para o transporte de passageiros. "A SPH foi competente em todos os fatores. Estão todos de parabéns", afirmou Beto. Ele falou ainda de seu desejo para que este tipo de transporte se expanda para a Zona Sul de Porto Alegre. "É um modal necessário e já mostrou que pode beneficiar uma parcela ainda maior da população que se vale do transporte coletivo.

Para o Superintendente, Vanderlan Vasconselos, o mais importante foi o debate democrático estabelecido entre as partes envolvidas na gestão de todo o sistema de transporte hidroviário de passageiros. "Com este encontro fica definitivamente acertado os parâmetros legais do transporte hidroviário Porto Alegre-Guaíba. Agora só falta a inauguração, quando acontecerá a entrega histórica do primeiro transporte hidroviário de passageiros", disse. "É uma conquista que se dá com a participação de todos, em total conciliação, pelo bem da população. Esta é a grande vitória"

Segundo o secretário adjunto de Obras, Oscar Echer, o espírito de conciliação foi predominante na discussão sobre o contrato. "Todos trabalhamos em cima da vontade das lideranças de nossas secretarias – de Obras e de Infraestrutura – que tem o perfil realizador, que casa com o do governador, Tarso Genro. Com posturas como esta, de conciliação e conversa o estado só avança e, neste caso, todos trabalharam em favor dos futuros usuários deste importante modal", avalia Escher. "Havia uma espera de 30 anos por este projeto. O receio era em função de entraves jurídicos dos quais a SPH tinha que se assegurar nos termos da legislação vigente. E isso foi garantido."


UNIÃO DE ESFORÇOS
De acordo com o Superintendente da Metroplan, Elir Girardi, a assinatura do contrato e a liberação da área pela SPH garante a funcionalidade do transporte, que irá facilitar a vida de milhares de pessoas diariamente. "Estamos colocando a disposição da comunidade um transporte rápido, eficiente, que atenderá parte da demanda, principalmente de Guaíba", disse.
"Nada melhor do que uma conversa franca e transparente em torno de uma mesa para resolver assuntos que venham ao encontro do bem comum", resumiu o diretor presidente da CATSUL, Hugo Flech.


O contrato assinado tem, entre as cláusulas, a liberação tarifada dos terminais hidroviários de Guaíba e Porto Alegre e a definição de área de estacionamento para gestantes, portadores de necessidades especiais e servidores da Catsul, mediante pagamento, até a emissão de posso aos licitantes vencedores da eevitalização do Cais Mauá.

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=749

Nenhum comentário:

Postar um comentário