sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

“Germano Becker” atraca carregada no Porto Novo.

Atracou ás 19:55 do início da noite de sábado (23/JAN) junto ao cais do Porto Novo de Rio Grande, a barcaça graneleira “Germano Becker”. A embarcação de propriedade da Navegação Aliança trouxe mais um carregamento de celulose. Eu desta vez foi avaliado em 5.250 toneladas, volume expressivo para uma barcaça da navegação interior.

O produto se destina ao navio mercante “Siskin Arrow”, que se encontra em Rio Grande desde quarta-feira (20/JAN). E é de propriedade da multinacional Gearbulk. Uma empresa marítima especializada no transporte de celulose. Sendo que os navios da classe do qual o “Siskin Arrow” pertence, são denominados “Fleximax III”. Possuem 210 metros de comprimento, 36 metros de largura, oito porões com capacidade que varia de 84.125 metros cúbicos a 87.462 metros cúbicos. Esta variação se deve a pequena modificação no projeto de quatro dos oito navios da classe. Seus guindastes, em número de quatro, possuem capacidade de içamento de 45 toneladas cada. Sendo navios extremamente novos. Pois foram construído entre os anos de 2012 e 2014.

Falo disso pois quero mostrar o quanto a navegação pode e é importante para a economia de um país. Principalmente um país como o Brasil, que é grande produtor mundial de grão, minérios e outras matérias prima. E que depende da navegação internacional para comercializar a sua produção. Fato que o torna vulnerável, pois demonstra a sua dependência neste segmento além de indicar uma dependência perigosa aos seus interesses econômicos.

Foto: Carlos Oliveira

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