quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SPH participa da passagem de comando da Capitania dos Portos do RS.

23/01/2012 14:41:30

A troca de comando da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul aconteceu na sexta-feira, 20 de janeiro e contou com a presença da SPH. A diretoria executiva da instituição foi representada pelo Chefe da Divisão do Porto de Pelotas, Jeferson Dutra e pelo assessor superior Carlos Oliveira, de Porto Alegre. Na cerimônia presidida pelo comandante do 5°. Distrito Naval, Vice-Almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Luiz Correia de Vasconcelos, passou o cargo ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Nilson Seixas dos Santos.
Em seu discurso de agradecimento o comandante Sérgio Luiz Correia de Vasconcelos agradeceu o apoio recebido ao longo do período em que esteve no cargo. O almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos, por sua vez, destacou o trabalho executado pelo comandante, que pautou a segurança como principal missão, o que o fez receber menção do comandante das unidades norte-americanas que passaram em Rio Grande em 2011.
Já no discurso de boas-vindas, o comandante Nilson Seixas dos Santos fez referência a importância que a segurança possui no âmbito da navegação, lembrando que no passado este contexto envolvia a vida dos passageiros e dos tripulantes, associado a perda material da embarcação e sua carga. “Na atualidade inclui também os danos ambientais que este tipo de fatalidade pode causar”, disse. Ressaltou ainda que a cada ocorrência, são vários os ensinamentos retirados, visando sempre aprimorar os procedimentos no intuito de evitar que os mesmos a ocorram novamente.

Visita ao Comando do 5° Distrito Naval
Antes da cerimônia foi feita uma visita de cortesia ao Vice-Almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, comandante do 5° DN, ocasião em que foi entregue um ofício do Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos. Na ocasião o almirante Fernandes manifestou o interesse de conhecer pessoalmente o chefe da SPH, cujo trabalho executado lhe chamou muito a atenção. “É um trabalho eficiente, que mostra resultados, os quais acompanhamos através das notícias divulgadas nos jornais. Temos a certeza que este encontro acontecerá em breve”, disse.


Travessia de Veículos entre Rio Grande e São José do Norte

Após a cerimônia de passagem do cargo, o comandante Sérgio Luiz Correia de Vasconcelos recebeu correspondência e material de divulgação da SPH, enviada por Vanderlan Vasconselos. Também foram transmitidos os votos de sucesso em sua nova missão, junto ao Colégio Interamericano de Defesa, em Washington - EUA, no qual vai realizar curso de aperfeiçoamento.
O comandante agradeceu a atenção e disse que já estava coletando material dos portos Brasileiros para mostrar em Washington, e que o folheto da SPH fará parte de sua bagagem. Complementou dizendo que desde que soube o nome do seu sucessor, deu início aos contatos, a fim de informar sobre a realidade e complexidade dos assuntos tratados em Rio Grande.
Comentou também, estar confiante de que em breve a situação da travessia de veículos entre Rio Grande e São José do Norte terá melhora em sua qualidade. Segundo Vasconselos, a última vistoria que a Capitania dos Portos fez na nova balsa, foram apontadas algumas irregularidades e “é visível a agilidade da empresa em aprontá-la para a próxima vistoria.”
Novo Capitão dos Portos agradeceu atenção recebida. Também foi entregue ao comandante Nilson Seixas dos Santos uma correspondência e material de divulgação da SPH, enviados pelo diretor Superintende Vanderlan Vasconselos. O comandante agradeceu a atenção e disse que esteve uma única vez em Porto Alegre, quando comandou o Navio-Patrulha "Babitonga". Por isto já conhece um pouco as características da região. “Dentro do possível vamos manter estreita a ligação já desenvolvida com a SPH”, disse.

Fotos: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=845

Nenhum comentário:

Postar um comentário