segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cachoeira do Sul quer reativar hidrovia do Jacuí

06/02/2012 16:37:09

A Prefeitura de Cachoeira do Sul está empenhada em colocar em funcionamento a hidrovia do Jacuí e o Porto da cidade. O objetivo é escoar a produção industrial do município e região, especialmente dos produtos derivado da extração de biodiesel, responsável, atualmente por cerca de R$ 80 milhões dos recursos conquistados com a exportação dos resíduos industriais. O assunto foi um dos temas tratados na reunião de hoje (6), entre o Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos e o secretário de desenvolvimento de Cachoeira do Sul, José Ronaldo Vila Nova Tonet.

O Secretário falou da vontade que o município tem em ver o porto em funcionamento, especialmente por saber que só a produção industrial de Cachoeira e parte da agrícola têm condições de manter a hidrovia em funcionamento. "Apenas uma indústria que está instalada na cidade tem potencial de escoar pelo menos 170 mil toneladas de farelo de grãos, que poderiam ser transportados por hidrovia. Hoje, todo este volume é levado por caminhão até o Porto de Rio Grande", disse.

Tonet falou ainda que há uma vontade muito grande em fazer o projeto de aproveitamento de portos e hidrovias na cidade e região sair do papel. "Tivemos, tanto do Secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, quanto do governador, Tarso Genro, uma resposta positiva de que haveria uma definição sobre aquela área. Estamos no aguardo", afirmou o secretário.

Vanderlan Vasconselos explicou que em razão de a SPH estar sem departamento jurídico há mais de 7 meses, o processo de aproveitamento do Porto de Cachoeira e das áreas que envolvem o Porto, foi repassado ao setor jurídico da Seinfra. "A partir de então, estamos no aguardo da resposta sobre como será possível proceder dentro da lei para que esta utilização tanto do porto quanto da hidrovia do Jacuí possa acontecer".

EXPOSIÇÃO

Tonet ressaltou que outro motivo que os trouxe até à SPH foi o interesse de levar a exposição itinerante "Sistema Hidroportuário como sustentabilidade, econômica, social e ambiental para o desenvolvimento do RS" para o seu município. "Somos uma cidade com porto. Temos que mostrar às pessoas, em todo o Estado, esse potencial que temos. Essa mostra foi uma excelente iniciativa da SPH para mostrar o quanto este modal é importante para o desenvolvimento do RS", avaliou.

A mostra que é composta por 13 Banners deverá ser levada para Cachoeira do Sul a partir da primeira quinzena de março. "Será o primeiro município a mostrar este trabalho. Foi com este objetivo que criamos a exposição, para mostrar o quanto o RS é rico e pode utilizar suas hidrovias para qualificar o escoamento da sua produção, seja agrícola, quanto industrial", avalia Vanderlan. Participou da reunião o assessor do deputado Estadual Tortelli, Vinicius Cornelli.

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=877

Um comentário: