terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DOAÇÃO TODOS PODEM

Oi Companheiros,
Todos somos responsáveis pelo próximo. Você ainda pode salvar a vida de seu filho. Participe deste cadastro e deixe Deus fazer você salvar vidas. Envolva-se é nosso tempo de ser diferente e socialista. Temos até o dia 21 de dezembro. Afinal:

"Você não pode escolher como vai morrer ou quando. Você só pode decidir como viver para que não tenha sido em vão".
Joan Baez,cantora.

Um abraço e uma linda tarde de terça-feira


Vanderlãn Vasconsèllos
Coordenadoria Regional do PSB


Começa a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
 No primeiro dia da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea (Lei 11.930 - Lei Pietro), que acontece de 14 a 21 de dezembro, o Hemocentro cadastrou, em apenas 5 horas, 374 candidatos a doadores, durante a abertura oficial no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Proposta pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que em fevereiro deste ano perdeu o filho Pietro, de 19 anos, vítima de leucemia, o objetivo da Lei é aumentar o número de doadores de medula óssea cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Neste primeiro ano de vigência da lei, uma série de atividades estão sendo desenvolvidas com o Ministério da Saúde, Câmara dos Deputados e em parceria com diversas entidades gaúchas e municípios, com o objetivo de mobilizar e estimular cada vez mais a solidariedade dos brasileiros para esta causa. Ações, atividades e campanhas publicitárias devem envolver órgãos públicos, sindicatos, entidades privadas e voluntários a fim de informar e orientar sobre a facilidade de se fazer parte do cadastro de doadores e da importância da doação de medula óssea para salvar vidas.
Durante o ato, Beto Albuquerque anunciou o repasse de R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde para equipar os hemocentros do Estado e para aquisição de mais uma unidade móvel para o Hemocentro do RS. "Anualmente o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia, sendo que mil casos são no Estado. Pequenos gestos de solidariedade, como ser doador de medula, são decisivos entre a vida e a morte para quem sofre da doença".
Os números são assustadores. A estimativa é de que somente 25% dos pacientes conseguem encontrar um doador na família. Os outros 75% precisam recorrer ao Redome, que hoje conta com 1 milhão e 200 mil cadastrados, número ainda insuficiente para atender à demanda. "O número ideal seria de 5 milhões, pois a chance de encontrar um doador compatível é tão difícil quanto ganhar na loteria. Somente um cadastro regionalizado e com muitos milhões de pessoas registradas pode fazer frente ao sofrimento dos pacientes com leucemia", afirmou Albuquerque.
Presente no ato, o prefeito da Capital, José Fogaça, destacou que a participação de cada um pode fazer a diferença. "A questão é essencialmente social. A prefeitura está inteiramente integrada neste programa com a oferta de toda a estrutura da área da saúde para a coleta. O espírito de cooperação nesta causa é o grande presente de valor neste Natal", reforçou.
Também participaram da abertura oficial o diretor-presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde/FEPPS, Jair Foscarini, a diretora da Secretaria Estadual da Saúde e Diretora do Hemocentro do Estado do RS, Dra. Silvia Maria Spalding, o diretor do Foro Central de Porto Alegre, Carlos Eduardo Richinitti, o prefeito de Sant’ana do Livramento, Wainer Machado, o diretor do Laboratório de Imunologia de Transplantes - Santa Casa de Porto Alegre, Dr. Jorge Neumann, a presidente da ONG Via Vida Maria Lucia Kruel Elbern, o Diretor Executivo da AAPECAN (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer), Paulo Vasques, entre outros.

PASSO-A-PASSO PARA O CADASTRO

Requisitos
Ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.

Para se cadastrar
Levar documento de identidade e preencher o formulário.

A coleta
É colhido 10ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA)

Banco de dados
Os dados, juntamente com o resultado do exame de HLA, serão incluídos em um banco de dados, chamado Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).

Compatibilidade
Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada com o possível doador que fará um exame clínico para confirmar o bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação.

A confirmação
Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.

Vida Nova
O procedimento de doação é muito simples, sem transtornos para quem doa, mas uma atitude que para o doente será a diferença entre a vida e a morte.

Para saber mais, acesse o site http://www.leipietro.com/
Onde se cadastrar
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Rua São Manoel, 543 – 2.° andar – Bairro Santa Cecília
Informações: (51) 3359-8504


HEMORGS - Hemocentro do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 3.722 – Bairro Partenon - Porto Alegre
Informações: (51) 3336-2843


Complexo da Santa Casa – Hospital Dom Vicente Scherer
Av. Independência, 155 – 7° andar – Bairro Centro - Porto Alegre
Informações: (51) 3214-8670


Hemocentro de Alegrete
Rua General Sampaio, 10 – Bairro Canudos
Informações: (55) 3426-4127


Hemocentro de Caxias do Sul
Rua Ernesto Alves, 2.260 – Bairro Centro
Informações: (54) 3214-2223


Hemocentro de Cruz Alta
Rua Barão do Rio Branco, 1.445 - Bairro Centro
Informações: (55) 3326-3168


Hemopasso - Hemocentro Regional de Passo Fundo
Av. 7 de Setembro, 1.055 – Bairro Centro
Informações: (54) 3317-2185 ou (54) 3311-5555


Hemocentro Regional de Pelotas
Av. Bento Gonçalves, 4.569 – Bairro Centro
Informações: (53) 3222-3002


Hemocentro Regional de Santa Rosa
Rua Boa Vista, 401 - Bairro Centro
Informações: (55) 3513-0612


Hemocentro Regional de Palmeira das Missões
Av. Nassib Nassif, 381 – Loteamento Cezar
Informações: (55) 3742-5676


Hemocentro Regional de Santa Maria
Rua Alameda Santiago do Chile, 35 - Bairro Nossa Senhora de Lurdes
Informações: (55) 3221-5262

Nenhum comentário:

Postar um comentário