quinta-feira, 3 de julho de 2014

PARA PENSAR E REFLETIR

SPH confirma notícias dadas em primeira mão pelo VCVESTEIO.

A Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH em notícia referente ao porto de Pelotas confirmou as várias matérias aqui publicadas, e relacionadas a movimentação do porto de Pelotas.

No link abaixo vinculado em 03JUN2014, é possível de se confirmar a matéria oficial da autarquia.

http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=1288

Se bem que ela não aprofunda as questões aqui levantadas sobre a ineficiência do Estado na gestão dos nossos portos interiores. Aonde nós afirmamos que o movimento do Porto de Pelotas só existe em virtude da iniciativa privada. Leia-se terminais de uso privado (TUP) das empresas CIMBAGÉ e JAYME POWER. Os verdadeiros responsáveis por todo o movimento ali realizado.

O TRABALHO DO BLOG VCVESTEIO

Na verdade o que o blog VCVESTEIO esta fazendo, desde fevereiro de 2012, é dar visibilidade para a importância da hidrovia e da navegação. Não só buscando quantidade com qualidade nas notícias aqui produzidas e vinculadas. Em continuação do trabalho que busquei fazer quando estava exercendo o cargo de diretor superintendente de Portos e Hidrovias. E que por si só já fora um diferencial se comparada às gestões anteriores.

AS LIMITAÇÕES DO ESTADO COMO GESTOR

Querer que o Estado fizesse uma análise de sua gestão portuária e hidroviária é querer de mais. Ele não tem condições de reconhecer, principalmente em ano eleitoral, suas deficiências e carências humanas, técnicas e materiais. E é por isto que o texto vinculado pela autarquia é tão espartano, para não dizer pobre em conteúdo. As mesmas limitações que o Estado possui na gestão da coisa pública o impedem de realizar uma avaliação correta, sincera e pública de suas limitações. E ao não fazer isto ele entre num círculo vicioso. Que o impede de corrigir o que esteja errado. E por não corrigir, ele não melhora seu desempenho e sua gestão da coisa. Levando e condenando a população do Rio Grande do Sul a penar com fracos desempenhos econômicos. Num castigo que ninguém merece.

Foi por tentar corrigir estas distorções, que eu atraí tanta animosidade quando fui diretor superintendente da SPH. Pois meus superiores na administração pública, infelizmente não aceitaram ver a verdade. A tomaram como uma atitude hostil. Demonstrando sua miopia política. Que busca sempre a opinião que melhor soa aos seus ouvidos. Bajulando o seu ego. E optaram por permanecer nos erros e equívocos do passado.

O PRÉMIO PELA EFICIÊNCIA.

O prêmio pelo novo rumo de gestão por mim implantada foi minha exoneração. Uma gestão que conseguiu dobrar o valor arrecadado, sem aumentar o valor cobrado pelo serviço, e sem ter sido aumentado o volume de carga movimentada. Ou seja, movimentando o mesmo volume, cobrando o mesmo valor pelo serviço, o Estado faturou o dobro das administrações anteriores. E isto se deu com o combate a práticas lesivas ao interesse publico. Práticas estas identificadas e apontadas para os órgãos de fiscalização federal e estadual. Com fortes indícios de corrupção. Tanto é que o Ministério Público já abriu investigação tendo a autarquia como suspeita de fraude em licitação pública.

O prêmio pela eficiência foi a minha exoneração e das pessoas que comigo lutaram para mudar esta situação. Esta foi a opção, o caminho tomado pelo nosso atual governo. E é por isto que eu luto, com unhas e dentes para mudar este estado das coisas. Pois o povo gaúcho não merece ser ou continuar sendo penalizado por esta discrepância.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Algumas das várias matérias do Blog VCVESTEIO referentes ao embarque de ARROZ:

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/06/porto-de-pelotas-sofre-com-politica-do.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/06/barcaca-itauba-e-novamente-carregada.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/06/porto-de-sao-pedro-busca-nova-carga-de.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/05/porto-de-sao-pedro-retorna-pelotas-para.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/05/arroz-embarcado-por-pelotas-se-destina.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/05/barcacas-graneleira-itauba-e-hernave.html

 Algumas das várias matérias do Blog VCVESTEIO referentes ao embarque de CLINQUER:

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/06/trevo-roxo-e-carregada-com-clinquer-em.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/06/trevo-branco-embarca-clinquer-em-pelotas.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/05/trevo-vermelho-embarca-clinquer-em_29.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/05/trevo-vermelho-embarca-clinquer-em.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/05/trevo-branco-carrega-clinquer-em-pelotas.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/05/trevo-azul-embarca-clinquer-em-pelotas.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/05/cimbage-pelotas-embarca-clinquer-na.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/05/cimbage-de-pelotas-carrega-trevo-roxo.html

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/05/trevo-azul-transporta-clinquer-para.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário