quarta-feira, 5 de maio de 2010

NOTA OFICIAL DE BAGÉ

Oi Companheiros,
Nota oficial de Executiva Socialista de Bagé.

Um abraço e uma linda manhã de quarta-feira

Vanderlãn Vasconsèllos
Coordenadoria Regional do PSB


O ERRO ESTRATÉGICO DO NOSSO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

A história política brasileira, especialmente a partir de meados do Século passado, registra como o Partidos Políticos construíram suas trajetórias a partir de um longo período de estruturação e depuração. O PSB, não foi diferente, criado em 1947, depois de um movimento de lideranças políticas surgidas dentro da UDN, onde criaram um movimento chamado “Esquerda Democrática”, entre os quais estava o pai do atual Dep.Gemano Bonow, e outras figuras gaúchas e de outros estados. Entre eles esta Dr. João Mangabeira, cujo irmão Médico Carlos Margabeira foi Intendente em nossa cidade de Bagé no período de 1925 a 1929. Dr. João Mangabeira surge então como o líder deste grupo que registra definitivamente a sigla PSB. Em 1946 havia sido elaborada uma nova Carta Magna, pois em função do período Vargas, em 1937 havia sido implantada uma constituição totalmente ditatorial, portanto fazia-se necessário o restabelecimento do Estado Democrático.

Com isto, o PSB ainda nanico, reúne suas principais lideranças no Rio de Janeiro e decide lançar Dr.João Mangabeira Presidente nas eleições de 1950, com o claro intuito de projetar a agremiação nacionalmente, o que notadamente ocorreu independente do resultado eleitoral, que teve a volta de Getúlio Vargas ao poder pelo voto. A partir daí o PSB passa a contribui significativamente para a vida nacional, com participações decisivas na campanha “O Petróleo é nosso” e na implantação Companhia Siderúrgica Nacional, entre outras questões importantes.
Todavia em 31/03/1964, o PSB sai na da cena em virtude do Ato Institucional que extinguiu os partidos, e seus dirigentes e maioria dos militantes optaram por não aderirem a luta armada, pois entendiam que esta era uma estratégia equivocada para enfrentar a ditadura brasileira. Seguiram-se alguns obscuros anos da política nacional, até que em 1979 surge a abertura democrática.

No ano de 1985, houveram algumas mudanças da estrutura dos partidos políticos, entre as quais a possibilidade da reorganização partidária, assim que já estavam organizados desde o inicio da abertura, PMDB, PDS, PTB, PDT, PT, PCB, PC do B, mais tarde final de 1984, surge o PFL, hoje Democratas, e ai surge um novo grupo de lideres socialistas, entre os quais estavam o filólogo Antônio Hoouais, Dr. Jamil Hadad, Roberto Amaral, etc e começam a reorganização do PSB.
A partir das Eleições de 1986, os socialistas já começam a eleger os primeiros representantes, como é o caso da eleição de Jamil Hadad Deputado Federal pelo RJ, como aconteceu com outras lideranças em outros Estados. Aqui no RS, elegeu-se Jauri de Oliveira para Assembléia Legislativa. E assim aos poucos o PSB começa a sedimentar seu caminho. No ano de 1990, ingressa no PSB o Dr. Miguel Arraes, então Governador do Pernambuco. Em 2002, pela primeira vez após a reorganização o PSB decide lançar candidato a Presidente, escolhendo o então Governador do RJ, Anthony Garotinho para encabeçar a chapa. Naquelas eleições o PSB chega a marca de mais de 15 milhões de votos e elege dois Governadores. Em 2006, decide não lançar candidatura presidencial e opta por uma tática de eleger bancada federal e aumentar numero de vereadores, prefeitos e Governadores

Hoje, temos aumentado todas as nossas bancadas municipais, estaduais e federais e também temos 4 Governadores, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, o que nos da a certeza da necessidade e importância de termos candidatura presidencial. Mais ainda, temos um candidato (Excluído da disputa pela decisão da Cúpula) com todas as condições e preparo para discutir as grandes questões nacionais e um projeto de futuro para o Brasil, Falamos do atual Dep. Ciro Gomes, ex-prefeito de Fortaleza, Ex-Governador do Ceará (reeleito), Ex-ministro da República, Professor Universitário com passagem por Harvard, enfim credenciais mais que suficientes para liderar um grande projeto nacional. Ciro Gomes demonstrou ao longo deste período uma fidelidade impar aos seus aliados e de maneira especial ao povo brasileiro.
Por derradeiro registramos nossa indignação com a posição adotada pela Executiva Nacional de nosso partido, uma posição servil, pusilânime, interesseira para alguns, covarde, pois ao não confirmar a Candidatura Ciro neste momento, nega toda esta trajetória que descrevemos aqui, sinteticamente, e deserta de seus deveres com a nação Brasileira. Somos pelas mudanças, o Brasil ficou em uma grande encruzilhada, ou seja sem uma alternativa verdadeiramente de projeto estratégico para o Brasil que queremos.

EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO BAGÉ-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário