quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

EXCLUSIVO – BÓIA LUMINOSA DO CANAL DO CRISTAL SE DESGARRA E CONFUNDE SINALIZAÇÃO NÁUTICA.

Mais uma bóia para sinalização da hidrovia de acesso ao porto de Porto Alegre, e instalada pela Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH saiu de sua posição. Desta vez o fato envolveu uma das boias luminosas da cor encarnada. Que pertence ao canal do Cristal e que saiu de sua posição na manhã de terça-feira (24/FEV). Anteriormente, o deslocamento das bóias estava sempre associado a ocorrência de enchente. Como se isto fosse uma justificativa para o fato. Desta vez, a boia simplesmente começou a navegar pelas águas do Guaíba, seguindo o fluxo da correnteza.



Esta mesma bóia, diga-se de passagem, havia sido mexida no final de 2014 pela equipe de hidrografia da SPH. Que a retirou de sua posição recolocando-a poucos metros mais distantes. Os dados desta operação vão ser revelados com mais precisão. Em uma matéria futura, após uma pesquisa junto ao banco de imagens do Carlos César. Que tem isto bem documentado.

O problema é que o deslocamento da boia acaba por confundir a sinalização náutica. Pondo inclusive em perigo a segurança da navegação. Pois ao sinalizar um rumo incorreto. Pode causar o encalhe de uma embarcação. Outro fato que reforça esta situação de perigo, esta relacionado a própria característica da boia. Que é luminosa. E acaba por sinalizar um rumo no turno da noite. Per[iodo em que os parâmetros de referência visuais ficam mais limitados para quem conduz uma embarcação.

Nas fotografias aqui apresentadas é possível de se ver o quanto a bóia se movimentou. Pois na manhã ela se encontrava antes do farolete que sinaliza o final do Canal do Cristal.  E ao final da tarde ela já havia ultrapassado este ponto.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário