sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MARINHA DO BRASIL INTERDITA CANAIS DE NAVEGAÇÃO.

A Marinha do Brasil interditou a navegação no trecho entre o porto de Porto Alegre e o canal Santa Clara, que dá acesso ao Polo Petroquímico de Triunfo. O motivo pelo qual a Autoridade Marítima tomou esta decisão, é o fato da enchente ter deslocado parte do balizamento existente neste percurso do rio Jacuí. Por este motivo o navio-tanque “Norgas Pan”, de bandeira de Cingapura e que chegou na manhã de quinta-feira (29/AGO) a Porto Alegre, não pode seguir viagem. Tendo de fundear na área “Bravo” do porto de Porto Alegre, localizada em frente ao Cais Mauá entre a Usina do Gasômetro e o Pórtico de entrada do porto.

Segundo consta, a Marinha do Brasil já havia constatado o deslocamento do balizamento no final de terça-feira (27/AGO). Quando a boia luminosa encarnada localizada entre a Usina do Gasômetro e a ilha da Pintada se desgarrou. A segunda boia luminosa, também encarnada, a sair do lugar foi a de número 144. Que delimita a entrada do Canal do Cristal. Esta boia foi levada pela força das águas para o outro lado do canal de navegação. Vindo a posicionar-se próximo do final do Canal do Cristal, no alinhamento do museu Iberê Camargo. (Veja na fotografia, a boia localizada ao fundo, um pouco a frente da proa do navio) No entanto com o deslocamento de mais boias, desta vez no percurso entre o porto e a entrada do acesso ao polo, este fato obrigou a Marinha do Brasil a interditar os ditos canais.

Sobre o assunto se presta aqui fazermos uma reflexão sobre o real motivo pelo qual as boias não conseguem ficar no seu lugar:

 Será que é por causa da enchente? Cujo pico máximo ainda não chegou a região de Porto Alegre. E a correnteza tende a aumentar.

Ou será que é isto esta ocorrendo por erro no dimensionamento dos pesos de fixação das boias?

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário