terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Partiu vazio o navio mercante “Santa Ines SW”.

Partiu vazio na manhã de sexta-feira (25) o navio mercante “Santa Ines SW”. A embarcação que terminou sua operação de descarga na tarde de quinta-feira teve de fundear em frente ao cais Mauá e aguardar o dia seguinte para prosseguir sua viagem. Este fato se deve a impossibilidade de se navegar com grandes navios mercantes pelos nossos canais artificiais no turno da noite. E Como o percurso entre Porto Alegre e o início da Lagoa dos Patos leva aproximadamente 3 horas para ser percorrido, o navio não teve condições de fazê-lo com luz do dia.

Se para alguns basta melhorar a sinalização dos canais, para a Marinha do Brasil este fato é apenas um dos itens que fazem parte do processo de avaliação da liberação da navegação noturna. Pois também devem ser considerados a largura dos canais artificiais e os ângulos de suas curvas. Por sinal este questionamento foi feito à Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH quando eu ainda era diretor superintendente no ano de 2011. E pelo que me consta, não foi dada resposta à Marinha do Brasil durante todo o ano de 2012. Demonstrando um silêncio assustador para aquele que é o órgão responsável pela navegação na maior parte de nosso Estado.

Concomitantemente tenho lido discursos otimistas, distantes da realidade, e que nada contribuem para a solução do problema. Já que maquiam a realidade e iludem ao administrador público (governador) sobre a real situação do problema. Impedindo que o problema seja tratado de forma adequada e efetiva. Atrasando nosso desenvolvimento econômico e comprometendo nosso futuro. Mudar esta situação é necessário, para não dizer imperioso. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

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