terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Oi Companheiros,

Sempre tem explicação.

Rollemberg sobre Ana Arraes: O responsável sou eu

Fábio Pozzebom/ABr

Recém-eleito senador, o ainda deputado Rodrigo Rollemberg (DF) assumiu a paternidade da idéia de lançar Ana Arraes (PE) para líder do PSB na Câmara.

A deputada Ana é filha de Miguel Arraes e mãe do atual presidente do PSB, o governador pernambucano Eduardo Campos.

Conforme noticiado aqui, a atmosfera familiar suscitou críticas dentro da própria legenda. Um dos críticos disse que foi implantada a “folhocracia” no PSB.

“O responsável sou eu”, disse Rollemberg. Na bica de transferir-se para o Senado, o deputado responde pela liderança do PSB na Câmara até o fim de janeiro.

Afirmou ter recebido do vice-presidente da legenda, Roberto Amaral, a incumbência de articular a escolha de um novo mandachuva para a bancada:

“Quem conduziria o processo seria o [deputado] Márcio França. Ele deveria ser o novo líder. Mas assumiu a Secretaria de Turismo do governo Alckmin”.

Rollemberg disse ter consultado os deputados do PSB. Dos 34, só não ouviu três. Entre eles, Gabriel Chalita (SP).

Egresso do PSDB, Chalita tinha pretensões de tornar-se líder do PSB. Não foi ouvido, segundo Rollemberg, porque estava no exterior.

Quanto aos demais, apenas um deputado pediu tempo e quatro, da bancada do Ceará do governador Cid Gomes, levaram o pé atrás. Queriam outro nome.

Escorado na maioria, Rollemberg disse ter formulado pessoalmente o convite a Ana Arraes. “Foi uma ação minha, atendendo à delegação do partido”.

Recobre a escolhida de elogios: “Sabíamos que haveria o risco [de surgirem críticas]. Mas Ana é preparada para a função...”

“...Ela fez um bom [primeiro] mandato, é respeitada pelos demais lideres, pelo governo e pela bancada do PSB”.

Rollemberg acredita que a mãe de Campos irá à liderança “por consenso”. Mas não exclui a hipótese de ocorrer uma votação na bancada.

De resto, o deputado disse ter recebido de Roberto Amaral delegação para negociar também a posição do PSB na disputa pela presidência da Câmara.

Sobre esse tema, declara: “Falei com Júlio Delgado [PSB-MG]. Ele me disse que abriu mão de sua candidatura [ao comando da Câmara]...”

“...Minha expectativa é a de termos os 34 votos do PSB a favor da eleição do Marco Maia [candidato do PT à presidência da Casa]”.

O petismo concordou em ceder uma de suas vagas na Mesa diretora da Câmara para o PSB. A legenda de Eduardo Campos vai à Quarta Secretaria.

- Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 22h26

Um abraço e uma feliz tarde de terça-feira

Vanderlañ Vasconsèllos
PRA SER FELIZ DEPOIS E SEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário