quarta-feira, 16 de junho de 2010

O PSB DEVE

Oi Companheiros,
Acredito que podemos e devemos somar a lista de partidos que aderiram ao Ficha Limpa. Nosso Congresso está ai, dia 19, e a iniciativa do município de Sapucaia do Sul, pode ser apoiada.
"As razões da honra não têm coerência. Mas os povos não podem prescindir da honra, pagaremos caro termos acreditado em nós em vez de nela"
(Georges Bernanos)
Um abraço e uma instigante manhã de quarta-feira
Vanderlãn Vasconsèllos
Coordenadoria Regional do PSB

Mais um partido político adere ao Ficha Limpa nesta terça-feira (15)

Instadas pela OAB/RS e várias outras entidades, 11 agremiações partidárias comprometeram-se com o projeto até as 17h30min.

A OAB/RS informa que, até as 17h30min desta terça-feira (15), mais um partido político gaúcho – o PSDB – aderiu à proposta da Ordem gaúcha e de várias outras entidades civis para aplicação das normas do projeto Ficha Limpa já nas eleições deste ano, vetando candidaturas que não estejam alinhadas às determinações da nova regra eleitoral, independentemente de posteriores interpretações judiciais sobre a matéria.

Até o momento, então, 11 siglas atuantes no Estado já se comprometeram oficialmente com o cumprimento do Ficha Limpa: PMDB, DEM, PC do B, PSOL, PPS, PP, PRB, PTB, PRP, PDT e PSDB.

Há poucos dias, a OAB/RS e um numeroso grupo de entidades da sociedade civil, através de encaminhamento de ofício, instaram as agremiações partidárias no Estado a assumirem o compromisso com o Ficha Limpa, com o objetivo de qualificar o cenário político brasileiro.

As entidades pretendem que os partidos incorporem desde já os preceitos do projeto, independentemente de julgamentos judiciais. Pelo documento enviado aos partidos, as entidades signatárias entendem que cabe às agremiações a iniciativa de promover a eventual depuração das listas de candidatos, atendendo às normas da nova lei, recentemente sancionada pela Presidência da República. Mesmo assim, a aplicação da regra ainda comporta discussões judiciais, especialmente quanto à sua abrangência e constitucionalidade, temas que seguem sendo objeto de dúvidas entre os magistrados em todo o país.

A Lei Complementar número 135/10, conhecida como Lei Ficha Limpa, é de iniciativa popular. Neste âmbito, essa exigência moralizadora se manifestou num abaixo-assinado de cerca de 2 milhão de eleitores que foi patrocinado por entidades de forte expressão, como a Ordem d os Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, mesmo com obstruções e emendas que atenuaram a força inicial da proposta, o projeto acabou sendo aprovado. Sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, restava ainda uma dúvida em relação à data da vigência das novas regras, dirimida recentemente pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que considerou a mudança não uma mera alteração das regras desta eleição, mas uma lei geral para todas as eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário