quarta-feira, 23 de junho de 2010

A JANELA DA ALMA!

Oi Companheiros,
Com o passamento de José Saramago, fica sua mensagem para pensar!

A cegueira começa ainda na infância quando as crianças não são ensinadas a enxergarem a realidade. Na fase adulta, alastra-se rapidamente em forma de epidemia, principalmente pela rotina habitual, de fazer todos os dias as mesmas coisas, sempre em proveito próprio, esquecendo-se do problema do próximo.
A realidade é francamente terrível e sua leitura de forma honesta faz sofrer. Por isso muitos se recolhem ao seu próprio ego e só conseguem olhar para o espelho. Poucos perceberam que hoje temos o exército da fome e o exército da ostentação, separados entre o brilho das pedras preciosas e o lixo dos restos de comida. Todos os dias humilhamos a vida ao ignorarmos que tem alguém passando fome e frio. Como podem as pessoas sentarem a uma mesa farta e comerem olhando para aquele que vasculha o lixo em busca de comida, dizendo que a vida é assim mesmo?

Pensemos com a reflexão de José Saramago:
“Por que foi que cegamos. Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão. Queres que te diga o que penso, diz, penso que não cegamos, penso que estamos Cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.”
“O medo cega, são palavras certas, já éramos cegos no momento em que cegamos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos”.
“Lutar foi sempre, mais ou menos, uma forma de cegueira, isto é diferente, farás o que melhor te parecer, mas não te esqueças daquilo que nós somos aqui, cegos, simplesmente cegos, cegos sem retóricas nem comiserações, o mundo caridoso e pitoresco dos ceguinhos acabou, agora é o reino duro, cruel e implacável dos cegos. Se tu pudesses ver o que eu sou obrigado a ver, quererias estar cego. Acredito, mas não preciso, cego já estou, perdoa-me, meu querido, se tu soubesses, sei, sei, levei a minha vida a olhar para dentro dos olhos das pessoas, é o único lugar do corpo onde talvez ainda exista uma alma, e se eles se perderam”.
Um abraço e uma iluminada manhã de quarta-feira
Vanderlãn Vasconsèllos
Coordenadoria Regional do PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário