quarta-feira, 18 de setembro de 2019

TRÊS DIAS PARA FALAR SOBRE PLANTAS BIOATIVAS EM SANTA CRUZ DO SUL..

Teve início na manhã desta terça-feira (17/09), no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul, a 13ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Congresso Sul Brasileiro de Plantas Bioativas. Os eventos, que têm como tema “Ciência, saberes e práticas tradicionais em Plantas Bioativas” reúne agricultores, estudantes, pesquisares, extensionistas rurais e profissionais da área da saúde de diferentes estados brasileiros para debater sobre o tema das plantas bioativas, buscando o fortalecimento da cadeia produtiva, bem como da rede de entidades envolvidas, aproximando todas as etapas da produção e oportunizando a troca de experiências, qualificação técnica, atualização, motivação, fortalecimento de parcerias e promoção de ações integradas.
Na abertura dos eventos, o diretor administrativo da Emater/RS, Vanderlan Vasconselos, destacou a importância da socialização do conhecimento. “Não podemos perder o otimismo. Temos um caminho a seguir e precisamos continuar a produzir essas plantas, melhorar a saúde municipal, solucionando as doenças e contribuir para disseminar a informação”, frisou Vasconselos.
No primeiro dia, é abordado o eixo temático “Homeopatia e fitoterapia: princípios e potencializadas”, sendo as atividades voltadas às pesquisas para o uso das plantas bioativas. Na palestra de abertura, o engenheiro agrônomo Antônio Amaury Silva Junior falou sobre os “avanços nas pesquisas de plantas bioativas de Futuro”, destacando as propriedades de diferentes plantas, entre elas o guaco, a espinheira santa e o fito sal. Junior também destacou a importância das pesquisas para o fortalecimento das ações e do uso de plantas bioativas. “Graças ao trabalho de estudantes e pesquisadores temos um material riquíssimo. Existem muitos avanços nessas áreas, mas precisamos trabalhar com material certo, identificado, com laudos químicos e farmacológicos das plantas bioativas. É isso que irá fazer a diferença e que vai dar credibilidades ao trabalho, inclusive dos agricultores”, frisou.
Em seguida, a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carla Holandino Quaresma, abordou “a pesquisa científica e a homeopatia”, destacando trabalho de pesquisadores nacionais, internacionais, bem como os trabalhos desenvolvidos na UFRJ.
Finalizando as palestras do primeiro dia de atividades, o engenheiro agrônomo homeopático, João Nabuco Galvão de Barros, falou sobre “a teoria homeopática sob a ótica da agronomia aplicada à agricultura”. Barros destacou que a doença homeopática é o conjunto de sintomas que um organismo ou uma população apresentam. Esses sintomas podem ser relacionados a diversos fatores como crescimento, desenvolvimento, produtividade, nutrição, patógenos, insetos e parasitas. Sobre o tempo para os resultados da ação dos homeopáticos o palestrante frisou que “a ação do remédio homeopático é imediata. Mas, pode ser que o processo de melhora seja mais demorado devido a gravidade da doença que atinge a planta. Com o tratamento homeopático a planta recupera a sua capacidade de se defender das doenças e pragas”, frisou.
À tarde, a programação tem continuidade com relatos de experiências da Implementação do Sítio Flora Bioativa, em Porto Belo/SC. E as Contribuições da homeopatia na agricultura. Em seguida acontecem as apresentações orais, oficinas e sessão de pôsteres.
A 13ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Congresso Sul Brasileiro de Plantas Bioativas acontece até a próxima quinta-feira (19/09), sendo promovidos pela Emater/RS-Ascar, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo), Secretaria Estadual Saúde (SES) e Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804 / (54) 9 9623-3388
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário