quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

“Gas Puffer” retorna ao Polo Petroquímico de Truinfo.

O navio-tanque "Gas Puffer" retornou na manhã de quarta-feira (06) rumo ao Polo Petroquímico de Triunfo. Após sua chegada, que ocorreu por volta das 8 horas da manhã, o navio fundeou na área destinada para isto, em frente ao cais Mauá, do porto de Porto Alegre. E lá ficou para receber apoio de terra. Este período foi aproveitado para realizar a manutenção preventiva do navio. Que por transportar carga perigosa, não pode atracar no porto da capital do Estado, que não possui estrutura de segurança adequada para recebê-lo. Mesmo em uma operação simples de recebimento de peças sobressalentes ou suprimentos alimentícios.
Em 2011 um fato interessante ocorreu quando o navio foi receber peças sobressalentes em Porto Alegre. Na época as peças chegaram ao Estado de avião e foram transportadas para o porto de Porto Alegre. O navio que se encontrava atracado no terminal Santa Clara, de uso privativo do Polo Petroquímico de Triunfo, só pode recebê-las quando se encontrava em frente ao porto de Porto Alegre. Isto pelo fato do porto possuir uma área alfandegada, fato que não ocorria no terminal Santa Clara. Na ocasião, as peças foram transferidas para uma embarcação de apoio portuário que por sua vez as levou até o navio. Que por estar partindo, se encontrava com seus tanques carregados de produtos químicos. Apresentando com isto um risco muito elevado. Cuja estrutura do porto não era capacitada para dar apoio no caso de emergência.
Com isto podemos constatar a importância da área de fundeio para o porto e para a nossa economia como um todo. Pois ela acaba sendo a única alternativa para a realização de uma operação simples, mas necessária, com plena segurança. E que se não existisse, restringiria em muito o nosso potencial logístico como um todo.
Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário