quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Estamos colocando a disposição um novo espaço para busca de soluções.


Heitor Schuch presidirá a Comissão de Economia no biênio

2009/2010

Por: Luiz Osellame MTB 9500 / Agência de Notícias Data: 10/02/2009 Hora: 09:10

Edição: Rejane Silva MTB 6302

Foto: Marcelo Bertani - Ag AL


Comissão buscará alternativas para os reflexos da crise no estado


A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável do Parlamento gaúcho no biênio 2009/2010 será presidida pelo deputado Heitor Schuch (PSB). O parlamentar adiantou que a Comissão irá trabalhar a economia do Estado como um todo e também as agendas que envolvam questões maiores, além de ser um espaço de busca de alternativas aos reflexos da crise econômica mundial no Rio Grande do Sul.


“O primeiro tema, o primeiro assunto é justamente essa crise mundial, seus reflexos, mas também apontar soluções e, a partir daí, trabalhar outros temas”, enfatizou Schuch.


Schuch argumenta que, hoje, o Rio Grande do Sul é um estado eminentemente agrícola, mas que os altos preços dos insumos , como adubos e óleo diesel, encarecem a produção e afetam a vida de milhares de gaúchos. Para ele, é necessário avançar na redução dos custos dos insumos, buscar a redução de ICMS e alternativas ao diesel com maior utilização dos biocombustíveis.


Outra questão que Schuch pretende enfrentar na comissão é a do zoneamento da cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul. “Hoje, nós estamos proibidos de plantar cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul e, se alguém quiser fazê-lo faz por sua conta e risco, sem seguro, financiamento, crédito rural e assistência técnica. Nós queremos incluir o Estado na possibilidade de ter também uma industrialização de biocombustível aqui”, defendeu.


Para Schuch, conforme forem dados os encaminhamentos da reforma tributária, em Brasília, a comissão também se debruçará sobre o tema, pois dialoga diretamente sobre receitas e despesas do Estado.


O parlamentar adiantou que o tema energia também constará da pauta de discussões da comissão, com o objetivo de gerar renda para os produtores, respeitar a legislação ambiental, estimular a pesquisa de novas tecnologias e de novas fontes energéticas.


O diálogo com as diversas instâncias de poder e com entidades representativas da sociedade, como federações, associações e sindicatos para a busca de alternativas e soluções deverá nortear os trabalhos da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável nos próximos dois anos. “Vamos nos abastecer também da sabedoria e do acúmulo que existe na iniciativa privada ou no mundo acadêmico. A nossa comissão vai estar sempre de portas abertas para quem tiver informação que nos ajude neste processo”, concluiu.


Perfil


Heitor Schuch é deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e exerce o segundo mandato na Assembleia Legislativa, onde é líder da bancada socialista.


Agricultor de profissão, sua história está ligada ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Durante sete anos presidiu a Fetag/RS, uma das maiores federações de trabalhadores do Brasil. À frente da entidade, participou de grandes lutas que garantiram importantes conquistas como o programa de crédito aos agricultores familiares, aposentadoria para os homens e mulheres da roça e programas de habitação rural.


Na sua trajetória política busca ampliar a atuação em busca de conquistas também para a população urbana, como trabalho em defesa da manutenção dos direitos trabalhistas e previdenciários, fortalecimento do cooperativismo e associativismo, incentivo às pequenas e médias empresas, políticas de desenvolvimento regional, com mais acesso dos cidadãos à educação, segurança e saúde pública, por mais justiça social e qualidade de vida, no campo e na cidade.

Atribuições


A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável tem como principais funções a apreciação de assuntos relacionados a indústria, comércio, turismo, desenvolvimento regional ou estadual e temas referentes ao setor secundário e terciário da economia.



A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável realiza reuniões ordinárias às quartas-feiras, a partir das 9 horas.

Versão para Impressão © Agência de Notícias Tel. (51) 3210-2044 / 3210-1255 Fax. (51) 3210-2798 redacao@al.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário