quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ufa!!! ainda é cedo para falar...


Espanto, surpresa, estupefação: a Câmara tomou uma decisão maiúscula. Chutou o balde, por assim dizer.
Reunida nesta quinta (18), a Mesa diretora da Câmara negou-se a assinar a promulgação da emenda que recria 7.343 vagas nas câmara de vereadores.
Aprovada no mês passado pela própria Câmara, a proposta fora referendada nesta madrugada pelo Senado.
Ao término da votação, sob palmas de galerias apinhadas de suplentes de vereador, Garibaldi Alves, o presidente do Senado, proclamara:
"O projeto será promulgado nesta quinta-feira". Deu chabu.
Os senadores extirparam da proposta um artigo que viera da Câmara. Reduzia os gastos das câmaras municipais em cerca de R$ 1,5 bilhão.
Em reação, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e os demais integrantes da Mesa negaram-se a apor o jamegão no ato de promulgação.
Para os deputados, a alteração feita pelos senadores, por relevante, precisa ser submetida a nova votação na Câmara.
No momento, senadores desancam deputados em discursos no plenário. Disse, por exemplo, Expedito Filho (PR-R):
"não podemos permitir que a Câmara rasgue o que aprovamos aqui. Os vereadores saíram daqui com a felicidade de menino que ganha pirulito. Roubaram o pirulito".
Relator do projeto dos vereadores, César Borges (PR-BA) ecoou o colega: "Realmente, é um desrespeito ao Senado o que o presidente da Câmara está fazendo".
Mão Santa (PMDB-PI) bateu abaixo da linha da cintura: "O Luiz Inácio disse que tinha 300 picaretas na Câmara. Acho que aumentou".
Referindo-se ao petista Chinaglia, o senador acrescentou: "Na época do escândalo do mensalão, o Luiz Inácio disse que estava rodeado de aloprados. Ôoooo verdade!"
Enquanto perdurar a briga entre senadores e deputados, o contribuinte estará a salvo. A viúva voltará à alça de mira no instante em que eles chegarem a um acordo.
Vida longa à desavença.
PS.: Ilustração via "Pequeno Dicionário Ilustrado de Expressões Idiomáticas".
Escrito por Josias de Souza às 17h10

Nenhum comentário:

Postar um comentário