Navio mercante “Santa Vitoria” parte vazio de Porto Alegre.
O navio mercante “Santa Vitoria” partiu vazio do cais Naveg
antes do porto de Porto Alegre no meio da manhã da terça-feira (17/JUN). Como todos os demais navios mercantes do tipo graneleiro que aqui tem atracado. Ele partiu com seus porões totalmente vazios. Sem nada levar. E isto que o nosso estado é um dos grandes produtores agrícolas do Brasil. Como podemos ver. Diante de tamanho absurdo. Só há uma explicação para tal fato ocorrer.
Nós somos INCOMPETENTES!
Nós não temos COMPETÊNCIA para aproveitarmos um porto da ordem e da grandeza do Porto Organizado de Porto Alegre. Nós não temos ORGANIZAÇÃO para saber aproveitar as dezenas de navios graneleiros que ano após ano aqui atracam. E quando ao sair o fazem com seus porões totalmente vazios.
PORQUE ISTO OCORRE?
A resposta para esta pergunta é por demais constrangedora. Mas temos de admitir que o Estado não tem competência para gerir portos. E não se pode dizer que isto não é verdade. E citar o porto de Rio Grande como exemplo de eficiência. Pois a parte que realmente é eficiente no porto de Rio Grande é a gerida pela iniciativa privada. É ela que consegue embarcar a nossa safra agrícola. E com relação ao movimento de carga. Cabe ao Terminal de Contêineres – TECON, o grande papel neste tópico. E não podemos nos esquecer de que muito da carga, que antes saia pelos nossos portos, dos quais Porto Alegre era importante. Migraram para os portos do estado de Santa Catarina. A carga que Porto Alegre perdeu não migrou para Rio Grande. Ela foi e vai por via rodoviária para o Estado de Santa Catarina. Pois lá os portos possuem equipamentos, pessoal e tecnologia para atender as demandas do nosso setor produtivo.
VAMOS MUDAR ?
É por este motivo que eu convido aos leitores do blog para refletirem comigo sobre o assunto. E como ele é por demais importante, que o divulguem o assunto entre seus amigos e conhecidos. Pois somente assim, teremos condições de mudar esta situação. Cobrando de nossos governantes políticas públicas eficientes e eficazes para o setor.
Muito Obrigado!
Vanderlan vasconselos
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário