O navio-tanque espanhol “Celanova” partiu do terminal Santa Clara, pertencente ao Polo Petroquímico de Triunfo, no sábado (19/JUL). Em seus tanques ele estava transportando um carregamento de 3.150 toneladas de hidrocarbonetos acíclicos. Que deveram ser descarregados no píer petroleiro operado pela empresa Braskem, no porto de Rio Grande. Lá este produto será armazenado para posterior embarque. Garantindo desta forma que um único navio passa transportar mais produtos. O que representa um ganho econômico muito bom. Pois, ao se utilizar uma embarcação com maior capacidade, se economiza no frete. Lamentavelmente este princípio não vale para o terminal Santa Clara. Por motivo da limitação do calado em 5,18 metros de profundidade. O que demonstra o descaso dos responsáveis pela administração de nossa hidrovia interior. Que se limitam e se contentam com o que se planejou a 100 ano
s atrás. Nos primórdios da República Velha.
Mudar esta situação é buscar recolocar o nosso estado na rota de investimentos. Pois todo e qualquer local que possua um porto atualizado é um local dinâmico e atrativo economicamente. Pensem nisso e me ajudem a difundir esta ideia.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário