A barcaça graneleira “Trevo Oeste”, de propriedade da Navegação Aliança, chegou ás 14:49 da tarde de quarta-feira (02/JUL) a Porto Alegre. Em seus porões ela estava transportando cerca de 3.400 toneladas de fertilizantes. Produto embarcado no terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil Fertilizantes em rio Grande. E que possui como destino o TUP que esta empresa possui as margens do rio Gravataí, no município de Porto Alegre. Em armazém recém entregue após um período de reforma. E que se localiza junto a ponte que liga os municípios de Porto Alegre e Canoas.
A reativação deste depósito amplia a capacidade de armazenamento da indústria na região metropolitana de Porto Alegre. Justificando desta forma a elevação do movimento de carga para cá. Principalmente com o emprego de navios e barcaças. Isto prova o quanto o investimento em área de armazenamento pode determinar o aumento da movimentação de cargas. E consequentemente criar uma dinâmica positiva em toda a nossa economia. Um gesto simples, que deveria ser seguido pelo Estado, que possui muito espaço para construção de depósitos, mas não os utiliza. E nem sabe como utilizá-los.
Esta lógica que aqui eu apresentei não é a lógica de quem administra os nossos portos interiores e a nossa hidrovia. E isto nós precisamos mudar. Pois como esta não dá para ficar. O Estado do Rio Grande do Sul precisa crescer. E este crescimento passa necessariamente pelo melhor aproveitamento de nossos portos interiores, hoje abandonados, e da nossa hidrovia.
Pensem nisso e me ajudem a mudar esta situação.
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira
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