Passava alguns minutos do meio dia da quarta-feira (02/JUL) quando a barcaça-tanque “Rio Grande”, de propriedade da Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL, chegou em Porto Alegre. Seu destino era o rio dos Sinos. Aonde ela deveria descarregar as 1.000 toneladas de óleo de soja trazidas de Rio Grande. E que vão ser utilizados na produção de biocombustível pela empresa Bianchini.
Pequena, mas valorosa no seu trabalho. A barcaça-tanque “Rio Grande” é a prova do valor da navegação para o setor industrial. Pois ela consegue navegar em águas rasas com muita facilidade. Chegando aonde embarcações maiores não podem chegar. Por outro lado, sua capacidade de carga é muito maior do que a dos veículos de carga rodoviário ou ferroviária. O que lhe torna uma atraente opção para quem quer transportar carga líquida a um custo mais econômico. Divulgar esta realidade é dar visibilidade para algo que a grande maioria das empresas desconhece. E por este motivo não exploram. Arcando com um custo de frete maior. Fator determinante para a perda de competitividade das mesmas no mercado não só interno como externo.
Pensem nisso e me ajudem a dar visibilidade para a importância da navegação. Pois o sucesso deste empreendimento é benéfico para todos nós.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário