sábado, 9 de agosto de 2014

Navio mercante “Santa Barbara” parte vazio de Porto Alegre.

Partiu vazio do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, o navio mercante “Santa Barbara”. Este fato ocorreu às 13:20 de sábado (21/JUN). E marca mais uma oportunidade perdida por nosso estado, de mostrar e demonstrar que o porto de Porto Alegre não é apenas um porto recebedor de cargas. Que ele pode embarcar nos navios que aqui aportam parte de nossa produção agrícola. E que a mesma não tem de seguir para o porto de Rio Grande para lá poder ser embarcada nos navios de longo curso.

Este fato é sempre lamentável. Pois representa a perda de uma oportunidade de gerar emprego, receita e principalmente de reduzir o custo de transporte de nossa produção. Que pelo não aproveitamento do porto de Porto Alegre, e dos nossos demais portos do interior, obrigam necessariamente que tenhamos um custo mais elevado de transporte da safra agrícola destinada a exportação. Transporte este realizado em sua grande maioria por via rodoviária e ferroviária. Que devido à elevada demanda, acabam por possuir o mesmo custo. Contrariando toda a lógica de que este seria um meio menos caro do que o rodoviário. Mas que só no Brasil pode ocorrer. Baseando-se na “lei da oferta e da procura”.

Reverter esta situação é trabalhar pelo nosso fortalecimento econômico. É buscar um rio grande do Sul mais forte. E um futuro melhor para todos nós.

Pensem nisso e lutem comigo por esta grande causa.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário