segunda-feira, 11 de junho de 2012

“Frederico Madörin” transporta soja de Canoas para Rio Grande.

A barcaça graneleira “Frederico Madörin”, de propriedade da Navegação Aliança, atracou às 23:45 da sexta-feira (08) no píer norte do terminal Bunge, localizado no Super Porto de Rio Grande. Em seus porões o graneleiro transportava cerca de 4.486 toneladas de soja em grão. Que foram originalmente embarcados no terminal de uso privado (TUP) da empresa Oleoplan, de Canoas, localizado no rio Gravataí.
A utilização de barcaças graneleiras, tipo a “Frederico Madörin”, que mede 103,80 metros de comprimento, e possui 15,50 metros de largura, é o exemplo de como a navegação interior pode contribuir para o sucesso de nossa economia. Sua viagem retirou 150 caminhões de nossas estradas. Principalmente neste período de feriado, onde muitas famílias aproveitam para passear. Como a rota dos caminhões é em direção do porto de Rio Grande, passando necessariamente por Pelotas, onde ocorre a tradicional Festa Nacional do Doce – Fenadoce, o alívio no transito de veículos pesados, contribui para a maior segurança de todos os que por lá circulam.
Por outro lado podemos ver a força e organização que a iniciativa privada possui. Pois sabedora de que o transporte pela hidrovia é muito mais econômico, articula-se de tal forma a beneficiar-se desta dádiva que a natureza nos deu. E com isto, reduz seus custos operacionais. Tornando-se mais competitiva e garantindo seu sucesso econômico.
A lição que podemos tirar, é que incentivar a utilização da hidrovia é essência para que nossa economia continue a prosperar. Sem ela, as dificuldades serão muito maiores; e os danos, sentidos por todos os setores da sociedade.
Foto: Carlos Oliveira



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