sexta-feira, 1 de junho de 2012

“BBC Ocean” parte comprovando o potencial pouco explorado do porto de Porto Alegre.

No final da fria manhã desta quinta-feira (31), partiu do porto de Porto Alegre o navio mercante “BBC Ocean”. Em seus porões e sobre seu convés principal o mesmo transportava 75 bobinas de cabos de emprego naval e 75 caixas com acessórios empregados na amarração e fixação dos mesmos. O material produzido pela empresa Lupatech CSL, mais conhecida como Cordoaria São Leopoldo, destina-se a Petrobras, e é empregado na fixação de embarcações e plataformas de petróleo. É confeccionado sob encomenda conforme as necessidades específicas de onde será empregado. Por este motivo, os cabos que possuem como matéria-prima o poliéster, podem possuir diâmetros e comprimentos distintos, além de resistência ao rompimento maior ou menor conforme cada caso. Na área do porto da capital do Estado, o material é agrupado em setores distintos. Sendo que, a cada espaço, corresponde uma área de exploração ou projeto da Petrobras. No pátio do porto há bobinas de cabos com diâmetro variando de 136 mm até 212 mm, com comprimento mínimo de 400 metros até o máximo de 1.100 metros. E resistência mínima antes do rompimento (Minimum Breaking Strength – MBS) entre 1.000 e 1.250 toneladas de pressão. Devido ao peso excessivo, que nas bobinas menores é de 7.469 kg, e nas maiores chega a 28.383 Kg, seu transporte exige uma operação trabalhosa. Nas bobinas maiores só é possível embarcar uma única unidade por veículo de carga. E para seu descarregamento é necessário o emprego de dois caminhões guincho. Tudo isto faz com que a operação de transporte e entrega ao cliente seja demorada e consequentemente cara. Neste caso, a melhor opção é fazê-la por intermédio de embarcações. Que além de levar muito mais material em uma única viagem, demanda valores de seguro, frete e tempo muito menores.

O embarque que ora ocorre, deve ser visto como motivo de alegria e preocupação. Pois evidencia o quanto nosso porto é importante e pode incrementar nossa economia; como o quanto o mesmo é pouco explorado em sua finalidade principal de embarque e desembarque de mercadorias. A falta de política pública para o setor, fato que ocorre há anos, é sem dúvida o principal motivo pelo abandono deste modal estratégico para nosso desenvolvimento. Como consequência, temos nosso crescimento econômico prejudicado, pois ao não oferecermos uma alternativa barata e eficiente de transporte, obrigando nossas industriais, produtores agrícolas e comerciantes a utilizarem com via de transporte primordial o meio rodoviário. Muito mais caro, e problemático, que só encarece o custo de produção reduzindo nossa competitividade frente ao mundo. Pensar sobre esta situação é exercitar nossa cidadania. Cobrar políticas públicas realistas e eficazes é buscar um Rio Grande do Sul melhor e mais forte para nós e nossos filhos viverem.

 Foto 1 – “BBC Ocean” partindo do porto com porões e convés principal carregado de bobinas para Petrobras.

Foto 2 – Bobinas e caixas de acessórios armazenadas no cais do porto de Porto Alegre.

Foto 3 – Diferença no tamanho das bobinas produzidas pela Lupatech CSL.

Foto 4 – Carreta empregada no transporte de bobinas por via rodoviária.

Foto 5 – Contraste do “BBC Ocean” partindo carregado frente ao porto vazio de navios e cargas.

Fotos: Carlos Oliveira


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