A barcaça graneleira “Prof. Lelis Espartel”, aqui fotografada às 07:12 da manhã de quinta-feira (17/ABR). Quando navegava pelo canal do Cristal rumando para o porto de Rio Grande. Atracou às 10:30 da manhã de sexta-feira (18/ABR) no terminal marítimo Luiz Fogliatto, localizado na área do Super Porto de Rio Grande. Lá ela deverá descarregar as 3.041,83 toneladas de soja triturada que transportou da região metropolitana de Porto Alegre para este terminal. E que têm como destino o mercado externo.
A utilização de barcaças para este tipo de transporte contribui para a manutenção da nossa competitividade. Conquistada com muito trabalho e pesquisa no campo. E que infelizmente, em muitos casos se perde ou é drasticamente reduzida, quando não há a opção de um transporte eficiente e barato. Como é o caso da navegação. A falta de terminais interiores aptos a realizarem este tipo de embarque. Assim como a falta de investimentos na dragagem, sinalização e mapeamento das nossas hidrovias. Faz com que esta opção seja aproveitada numa parte muito pequena de nosso potencial hidroviário. E não estimula o investimento das empresas de navegação na ampliação de sua frota. Pois a demanda embora exista, esta contida pelas adversidades existentes.
Pensar esta realidade é o meu objetivo. E trabalhar para que ela seja melhorada deveria ser a de todos os nossos governantes. Pensem nisso, pois isto beneficia a todo o Rio grande do Sul. Inclusive a quem pensa que não tem nada a ver com navegação e hidrovia.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira
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