O forte nevoeiro mais uma vez se fez sentir na manhã de quarta-feira (14/MAI) atrasando a chegada dos navios com destino a região metropolitana de Porto Alegre. Por este motivo o navio-tanque “Gas Premiership” teve navegar mais devagar no trecho entre o farol de Itapuã e Porto Alegre. Elevando o tempo necessário para percorrer este trecho, que normalmente é inferior a 03 horas. Sua chegada a Porto Alegre foi registrada após as 10 horas da manhã. E sua atracação no Terminal de Gás do Sul – TERGASUL, localizado em Canoas, só ocorreu às 11:40.
Este aumento do tempo de viagem se deve não só a existência do nevoeiro. Mas, ao fato dos nossos canais serem extremamente estreitos, sinuosos e mal sinalizados. Onde qualquer erro de rumo pode acarretar num encalhe do navio. Que por carregar carga perigosa, apresenta ou representa sempre risco a segurança e ao meio ambiente.
Infelizmente isto não é motivo de preocupação por parte do nosso Estado. Que tendo uma autarquia destinada a tratar especificamente da manutenção de nossos canais e dos nossos portos interiores, não possui nenhum projeto sólido e realista para os mesmos. E também, e isto é grave, mesmo que tivesse tais projetos e estudos. A qualidade dos mesmos seria questionável. Já que seus quadros são deficitários. E todo e qualquer projeto lá feito vai espelhar esta realidade.
É por este motivo que eu apresento o fato ao leitor. Para fazer muito mais do que um registro, um convite à reflexão. Pois como já disse muitas outras vezes. A navegação e a atividade portuária possuem um poder de interferir positiva ou negativamente em nossas vidas. Incentivando ou freando o ritmo da nossa economia.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira
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