Retornou no meio da manhã de terça-feira (20/MAI) a região metropolitana de Porto Alegre o navio-tanque turco “Zeugman”. Sua atracação junto ao Pier II do terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo ocorreu às 13:30. No entanto o fato que chamo a atenção diz respeito ao estado de conservação de nossa sinalização náutica. Mais especificamente para o farolete do canal do Cristal de cor verde. Cujo ângulo de inclinação é cada vez mais acentuado.
Aos leitores, peço que observem o farolete junto a proa (parte da frente) do navio. De um lado nós vemos um farolete na cor encarnada (Vermelho) que esta com o ângulo correto e do outro na cor verde, fortemente inclinado e prestes a cair. Para quem desconhece a importância deles. Quero apenas frisar que eles assinalam a entrada do canal. Cuja largura é de 80 metros, e delimita a área segura para os navios ali navegarem.
O farolete encarnado esta com sua luz de sinalização apagada. E isto para quem navega a noite já é um problema. Agora imagine se o farolete de luz verde cai. Como é que ficará a sinalização do local?
Pelo que sei. A Marinha do Brasil já notificou o Estado do Rio Grande do Sul, via Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH, autarquia responsável pela manutenção da sinalização náutica sobre o assunto. E isto ocorreu não foi uma nem duas vezes. Sem que nada tivesse sido feito para sanar o problema e garantir maior segurança à navegação. Diante disso só nos resta divulgar o fato. Sob forma de dar conhecimento ao público em geral do descaso com o qual o nosso governo do estado tem tratado a navegação. Fator primordial para o desenvolvimento econômico de nosso Estado. E que é desprezada com todas as letras. Criando inclusive uma situação que não deveria existir de insegurança para quem navega pela nossa hidrovia interior.
Pensem nisso e reflitam sobre o assunto. Pois embora não pareça, ele tem muito a ver com o nosso bem-estar econômico e social.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveria
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