A barcaça graneleira “Trevo Azul” de propriedade da Navegação Aliança, seguiu na manhã de terça-feira (22/ABR) de Porto Alegre para o município de Guaíba. Lá ela deverá ser carregada com 3.000 toneladas de acetobutirado de celulose. Que posteriormente será transportado até o Porto Novo de Rio Grande, onde será embarcado em um navio maior e lavado para o exterior.
O transporte deste tipo de produto deverá ser aumentado já nos próximos anos. Tendo em vista que a unidade industrial da CMPC Celulose Rio-grandense, instalada no município de Guaíba, esta sendo ampliada. Sendo visível, mesmo a longa distância, o progresso do trabalho de engenharia civil.
Esta ampliação fortalecerá a navegação interior. Pois é ela que realiza o transporte da produção desta unidade industrial. A garantia de carga possibilita não só o investimento em novas embarcações. Como no aumento da arrecadação de tributos. E o fomento da economia ligada a este setor. Que inclui deste do produtor rural. Responsável pelo plantio de árvores, até o fornecedor de alimentação para os operários da unidade industrial. Numa cadeia produtiva muito mais ampla do que a maioria das pessoas percebe. Mas que contribui para o nosso crescimento econômico e social. E que só é possível e viável economicamente. Tendo a navegação como meio principal de transporte da produção desta unidade industrial.
Pensem nisso. Pois é assim que a navegação contribui para o nosso bem-estar econômico e social.
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário