domingo, 4 de maio de 2014

Para Pensar e Refletir – “Guaratan” segue para ser carregado no rio Gravataí.

A barcaça-tanque “Guaratan” de propriedade da Navegação Guarita partiu do porto de Porto Alegre na manhã de quinta-feira (17/ABR) para ser carregada no terminal Niterói, instalado no município de Canoas, as margens do Gravataí.

A barcaça se encontrava atracada junto ao cais Navegantes do porto de Porto Alegre a espera do momento de subir o Gravataí. E este fato ocorreu às 10:20 quando com o auxílio do empurrador de barcaças “Bambu” ela desatracou do cais e passou pelo vão móvel da ponte do Guaíba. Logo após a passagem do navio-tanque “Celanova”.

Com relação ao fato, o que se deve destacar é a carência de espaços destinados a espera, por parte das embarcações da navegação interior, antes de poderem atracar nos terminais aqui existentes. O rio Gravataí é estreito e assoreado. Não comportando que as embarcações lá fiquem esperando pela liberação dos terminais lá existentes. Já o cais Mauá, desde que foi entregue para ser “revitalizado” apresentou dificuldades crescentes para a atracação das embarcações. Sendo que na atualidade esta prática foi totalmente proibida. Restando para isto apenas alguns espaços ainda livres do cais Navegantes. Cuja situação deverá ser cada vez mais restrita. Já que a tendência é de alugar estas áreas impossibilitando sua utilização pelas empresas de navegação interior.

Na verdade o que estamos presenciando é uma total falta de planejamento estratégico para a questão portuária. Que se caracteriza por só pensar no momento atual. Desprezando a realidade e as necessidades do porto em longo prazo. E que por este motivo, certamente vão resultar em problemas muito mais difíceis de serem resolvidos. Podendo inclusive comprometer o futuro operacional do porto de Porto Alegre e dos terminais de uso privado adjacentes. Pensem nisso. Pois o melhor momento para se mudar esta realidade e corrigir o rumo é agora.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário