Nesta semana, após o temporal que assolou o nosso estado um navio foi notícia. Foi o “Log-In Santos”, que se encontrava fundeado próximo a São José do Norte, e que devido aos fortes ventos se soltou e acabou por encalhar próxima a margem deste município.
Pois este navio, que é brasileiro e foi construído no ano de 1996, no estado do Rio de Janeiro. Chegou a Rio Grande no dia 09 de julho. Lá descarregou um volume expressivo de carga. Toda ela acondicionada em contêineres de 20 ou 40 pés. Com uma capacidade total de transportar 1.258 TEUs, sendo 80 do tipo refrigerado. O “Log-In Santos” desembarcou a seguinte relação que faço questão de citar. Para melhor dar a grandeza do poder de carga de navios deste tipo:
Quantidade
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Tipo de Contêiner (pés)
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Mercadoria
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01
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20’
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Alimentos diversos.
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07
|
40’
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Alimentos diversos.
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02
|
20’
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Borrachas
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02
|
40’
|
Borrachas
|
28
|
20’
|
CG unitizada
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65
|
40’
|
CG unitizada
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51
|
40’
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Vazio
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01
|
40’
|
Corante
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17
|
40’
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Embalagens
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01
|
20’
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Estanho em formas brutas
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06
|
20’
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Ferragens
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03
|
40’
|
Ferragens
|
01
|
40’
|
Ferro, aço e ligas
|
02
|
40’
|
Fogão
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01
|
40’
|
Gelatina
|
01
|
20’
|
Granito
|
01
|
40’
|
Madeira
|
05
|
20’
|
Material elétrico diverso
|
14
|
40’
|
Material elétrico diverso
|
01
|
20’
|
Material sintético
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08
|
20’
|
Mercadoria perigosa
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04
|
40’
|
Mercadoria perigosa
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17
|
40’
|
Motores em geral
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01
|
20’
|
Maquinas
|
07
|
40’
|
Máquinas
|
02
|
40’
|
Móveis
|
41
|
20’
|
Produtos de beleza e maquiagem
|
01
|
40’
|
Produto de beleza e maquiagem
|
55
|
40’
|
Papel
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18
|
20’
|
Partes e peças de máquinas com função
|
39
|
40’
|
Partes e peças de máquinas com função
|
01
|
20’
|
Pasta de caju
|
13
|
40’
|
Plásticos diversos
|
11
|
40’
|
Pneus
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02
|
40’
|
Polietileno, propileno
|
62
|
20’
|
Produtos químicos diversos
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04
|
40’
|
Produtos químicos diversos
|
01
|
20’
|
Refrigerador
|
01
|
40’
|
Remédios
|
02
|
40’
|
Sucos diversos
|
02
|
40’
|
Tecidos e artigos de malharia
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01
|
20’
|
Tubos de metais comuns
|
01
|
40’
|
Tubos de metais comuns
|
01
|
20’
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Veículos automotivos
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Como podemos ver, muito do que foi transportado neste navio tem ligação direta com a vida de cada um de nós. Sua utilização e emprego não nos são algo incomum ou estranho. Dos 505 contêineres transportados por um único navio, 179 foram de 20 pés e 326 de 40 pés. Ou seja, um único navio transportou o equivalente a 505 veículos de carga pesada, entre caminhões e carretas. Neste ponto nós podemos nos perguntar, se esta carga também não poderia ter sido trazida até Porto Alegre por navio. Reduzindo ainda mais o custo de frete, aliviando nossas estradas de caminhões e melhorando nosso meio ambiente. Talvez não no mesmo navio, se bem que pelo seu comprimento e largura, o mesmo não diferi dos que aqui aportam. Mas digo que estes contêineres, poderiam vir em nossas chatas. E, conforme o caso, serem descarregadas não em Porto Alegre, mas mais próximo do seu destino final. Já que estas barcaças possuem a característica de navegarem em águas mais rasas. E pelo seu tamanho poderem chegar aos demais portos no interior de nosso estado.
Como podemos ver, insistir no uso da hidrovia como meio de transporte não é falarmos em algo absurdo e sem sentido. É, isto sim, buscarmos uma solução para os nossos problemas. Um meio de baratearmos nosso custo de vida e garantirmos a nossa produção um custo menor na hora de enviá-la para nossos clientes. Os benefícios da utilização do transporte por meio de barcos nos são muito benéficos. E devemos sim, pedir políticas públicas que o fortaleçam. Pois disto depende nosso futuro. Pensem nisso!
Foto: Carlos Oliveira
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