sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“Maersk Leticia” chega de Montevidéu para operar no TECON.


O navio porta-contêineres  “Maersk Leticia” atracou no final da manhã de quarta-feira (26) no Terminal de Contêineres do Porto de Rio Grande. Vindo de montevidéu – Uruguai, o navio trouxe 420 contêineres de 40 pés para descarregar; e aproveitou para embarcar outros 380 contêineres de igual tamanho. Os 800 contêineres foram movimentados entre às 11:05 de quarta-feira e ás 08:56 desta quinta-feira. O que mostra a eficiência com que a operação foi realizada.

Após deixar o porto de Rio Grande, a próxima escala do navio será no porto catarinense de Imbituba. Que em muitos casos também é utilizado pelos produtores gaúchos como via de escoamento de sua produção. Esta alternativa foi intensificada após a conclusão da estrada “Rota do Sol”. E tem como grande atrativo a não existência de tantos pedágios no trajeto. Uma realidade totalmente diferente da nossa. Onde só no trecho entre Porto Alegre e Rio Grande são cinco (05) pedágios na ida e quatro (04) no retorno. Este fato contribui em muito para o encarecimento do frete, e a perda de nossa competitividade. E isto exige uma atenção especial de parte de nosso governo. Para que não interfira de forma prejudicial na movimentação do porto de Rio Grande.

Na fotografia vinculada neste texto, embora não seja do “Maersk Leticia”, representa muito bem o momento da manobra de atracação. No qual o navio após ter realizado o giro, se prepara para aproximar-se do cais apoiado pela manobra dos rebocadores portuários.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário