terça-feira, 18 de setembro de 2012
Nova sinalização portuária mais um feito da minha administração a frente da SPH.
Em recente matéria, divulgado pelo site da Superintendência de Portos e hidrovias foi anunciado à realização de sinalização da área operativa. Este fato me deixa extremamente feliz, pois mostra a conclusão de um trabalho desenvolvido na minha gestão como diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, ao longo de 2011 e início de 2012.
A história por traz deste fato, diz respeito a atender exigências da vistoria na qual o porto passou no ano passado pelos diversos órgãos federais, a saber: Receita Federal, Polícia Federal, Marinha do Brasil, Agência Nacional de Transporte Aquaviário – ANTAQ. Naquela época, após a primeira vistoria da CONPORTOS E SESPORTOS uma séria e correções foram exigidas. Uma delas era a identificação dos espaços e dos requesitos de segurança. Na oportunidade o então diretor de Portos, Silvio David, engenheiro do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem – DAER tomou a iniciativa de fazê-las. Sabedor da habilidade do guarda portuário Edgar, na manipulação de computador. Solicitou ao mesmo que desenhasse as placas. Para tanto deu-lhes as medidas, as cores de fundo e das letras, e os dizeres. Rapidamente o Edgar fez o serviço e lhe apresentou uma primeira versão das placas. Em cima deste material foram realizadas algumas correções, no intuito de melhorar a disposição das frases e torná-las mais objetivas.
Este material foi apresentado à comissão que estava tratando da execução dos itens assinalados pela vistoria. Esta era composta pelo chefe da Divisão do Porto de Porto Alegre, comandante Paulo Cyrillo; pelo responsável pelo Serviço de Segurança, Claudio Neves; pelos guardas portuários Fábio e Sandro; pela responsável pelo setor de Informática a Carmem Pigato; pelas obras do ISPS-Code o engenheiro Carlos Garcia; além do assessor superior Carlos Oliveira; todos eles coordenados pelo diretor Silvio David. Já no dia 19 de agosto, após a reunião da comissão ocorrida pela manhã, foi marcado uma vistoria para às 15 horas. Ocasião em que o chefe da segurança Claudio Neves, acompanhado pelos guardas portuários Sandro e Fábio tinham a tarefa de identificar os locais e as quantidades de placas a serem instaladas.
No tocante a sua confecção, após aprovadas, coube ao comandante Cyrilo dar andamento na realização da documentação para sua licitação de compra. Com a ressalva que as mesmas deveriam ser de metal, com tinta reflexiva a luz, idêntica às adotadas pelo DAER nas rodovias estaduais. Pois o ambiente portuário, onde o principal produto descarregado é composto de componentes para a fabricação de adubo, é muito corrosivo. Por este motivo sua qualidade deveria ser a melhor, para prolongar sua vida ao máximo.
No último dia 04 de setembro, as placas já se encontravam instaladas na área portuária. Na foto feita pelo Carlos Oliveira, é possível vê-las junto a cerca que separa a área operativa propriamente, cujo acesso é restrito, da área não operativa, mas de armazenamento, que é apenas controlada. Ao fundo é possível de se ver o navio mercante “kingfisher D”, cuja partida ocorreu no dia seguinte (05).
Como podemos ver, muito do que esta acontecendo dentro da SPH neste ano, ainda é fruto do trabalho executado por minha gestão. Este é o meu legado. E ele inclui a recuperação do guindaste n°18, a compra de cabos de aço para o guindaste n°19, a compra das defensas, a retirada dos transformadores com Askarel, o leilão dos navios paraguaios, apenas para citar alguns fatos que me lembro rapidamente. É por isto que eu aproveito este momento para externar o meu mais profundo agradecimento a todos os funcionários que durante minha gestão me auxiliaram. Dando condições para que eu pudesse fazer tanto em tão pouco tempo. Seus nomes estão aqui registrados, com forma deste reconhecimento. E para que o mundo possa tomar conhecimento dos detalhes desta história. Muito obrigado!
Foto: Carlos Oliveira
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