quarta-feira, 26 de setembro de 2012
“MSC Fiammetta” opera 700 conteineres em menos de 25 horas.
O navio “MSC Fiammetta”, que chegou a Rio Grande às 21:20 desta segunda-feira (24) operou 700 contêineres em pouco menos de 25 horas. Ao todo foram desembarcados no TECON Rio Grande 300 contêineres de 40 pés. Enquanto foram embarcados 400 contêineres também de 40 pés. A rapidez da operação é determinada por vários fatores. Treinamento, número de guindastes operando simultaneamente, modelos dos guindastes, e principalmente planejamento na hora de programar seu lugar no interior do navio.
Esta programação é a chave do sucesso ou não da viagem de um navio. Ela é feita um planner. Profissional responsável pelo planejamento de toda a operação de carga e descarga do navio em uma viagem. Desde o porto inicial até o último da rota que o navio tem de cumprir. Para tanto o planner possui com antecedência um relatório de todos os contêineres a serem embarcados, seu tamanho, tipo de carga e destino. Auxiliado por um programa de computador (antigamente isto era feita na ponta do lápis) ele programa a posição de cada unidade a ser embarcada e desembarcada. De modo que ao final não seja necessário deslocar nenhum contêiner antes da hora para retira outro que deve sair do navio. Este tipo de profissional geralmente é apoiado por outros mais jovens. E em equipe eles trabalham não necessariamente no mesmo local.
No ano de 2011 foi oferecido um curso de introdução ao planner em Porto Alegre. O mesmo fez parte do convênio que a Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas – DPC possui com a Fundação Para Estudos do Mar – FEMAR para qualificar a comunidade portuária. E cujas aulas ficam a cargo do Órgão Gestor de Mão-de-Obra – OGMO auxiliar na logística local de cada um dos diversos portos sedes dos cursos. No caso de Porto Alegre, o curso foi ministrado pelo experiente professor capitão Cristiano. Infelizmente poucos foram os funcionários da Superintendência de Portos e Hidrovias que aproveitaram a oportunidade para melhorar seu conhecimento. Na época apenas os guardas portuários e o assessor superior Carlos Oliveira se inscreveram e fizeram o curso. Que além de ser gratuito, fornece um lanche aos alunos.
Já a empresa Mediterranean Shipping Company – MSC é uma das multinacionais mais fortes do setor de transporte marítimo. E possui uma filial no Brasil a MSC Mediterrean Shipping do Brasil Ltda. Que inclusive possui escritório em Porto Alegre, para oferecer seu serviço de transporte no âmbito nacional e internacional. Fica assim feito o convite aos empresários interessados no serviço que procurem a empresa. Pois antes de se aventurar é preciso conhecer muito bem todas as características do negócio, para que o mesmo possa dar certo. A foto vinculada neste texto é de um dos diversos navios da empresa quando estava operando em Rio Grande.
Foto: Carlos Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário