quinta-feira, 11 de setembro de 2014

PARA PENSAR E REFLETIR

Navio-tanque “Celanova” transfere carga embarcada em Triunfo.

O navio-tanque “Celanova” atracou ás 13:45 da tarde de quarta-feira (30/JUL) no píer petrolífero operado pela empresa Braskem em Rio Grande. Em seus tanques ele estava transportando 2.000 toneladas de hidrocarbonetos acíclicos e 2.000 toneladas de butadieno. Produzidos pelo Polo Petroquímico de triunfo, e embarcados pelo terminal de uso privado (TUP) que este complexo industrial possui.

Em Rio Grande estes produtos vão ser transferidos do navio-tanque “Celanova” diretamente para o navio-tanque “Gaschem Pacific”. Que atracou neste mesmo píer petrolífero às 17 horas de quarta-feira (30/JUL). Para ser carregado com 6.950 toneladas de hidrocarbonetos acíclicos e 3.450 toneladas de butadieno.

Como podemos constatar. O volume que o navio-tanque “Gaschem Pacífic” irá embarcar excede em muito a capacidade que os navios que atuam em Triunfo podem carregar. E isto se deve pelas limitações de profundidade (calado) do acesso entre o percurso Rio Grande-Porto Alegre-Triunfo. Que esta limitado a 5,18 metros de profundidade. Medida esta definida a mais de 90 anos, quando o porto de Porto Alegre foi construído. A falta de visão política para modernizar a nossa estrutura portuária e hidroviária é marcante. E sem sombra de dúvida ela não só limita a utilização do nosso potencial hidroviária, como o condena a um progressivo abandono. Rever esta situação é essencial para que possamos mudar a dinâmica da economia do Rio Grande do Sul. E é por isto que eu luto. Pois como esta, não pode ficar.

Pensem nisso e me auxiliem a divulgar este tema.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

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