A barcaça graneleira “Frederico Madötin” transportou para o porto de Rio Grande, 4.600 toneladas de soja triturada. O produto teve como destino o terminal de uso privado da empresa BUNGE Alimentos. Onde a barcaça atracou às 00:15 da madrugada de sexta-feira (08/AGO). E o trabalho de descarga se iniciou ás 02:44.
O transporte de volume tão expressivo, em uma barcaça da navegação interior mostra o potencial do setor para a nossa economia. Potencial este que hoje se encontra reprimido. Pela falta de incentivo e divulgação da navegação para o setor industrial e comercial. O meio empresarial da navegação, a lógica das empresas é garantir um contrato para que haja investimento em novas embarcações. Com isto elas se previnem de um período de vacas magras. Não assumindo custos de investimentos que não terão a segurança de retorno financeiro. Este pensamento é correto. E não podemos censurá-las por assim pensar. Já que ao agir desta forma elas mantêm viva as suas empresas. Num mercado que no passado foi muito mais rico e próspero, mas que testemunhou o fechamento de muitas empresas tão grandes e tradicionais quanto as que hoje existem.
Foto: Carlos Oliveira
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