O quarto navio que chegou na manhã de sábado (09/AGO) e o primeiro graneleiro foi o navio mercante “Pantanassa”. Registrado no porto de Majuro, o navio ostenta a bandeira das Ilhas Marshall. Seu comprimento total é de 180,80 metros e sua largura máxima chega a 30,50 metros. Na sua viagem pela costa brasileira há registro de uma escala no porto de Vila do Conde, Espírito Santo e outra no porto de Rio Grande.
Em Rio Grande o navio atracou no Porto Novo às 23:30 da segunda-feira (21/JUL). No entanto a operação de descarga só iniciou-se a 01:40 da madrugada de terça-feira (22/JUL). Sendo que esta operação de descarga foi concluída às 20:40 de quinta-feira. E o navio veio a desatracar do Porto Novo às 10:50 de sexta-feira (25/JUL). Após desatracar o navio foi fundear fora da barra do Rio Grande para esperar o momento em que teria liberação para atracar junto ao terminal da empresa Yara Brasil Fertilizantes. Fato que só ocorreu às 18 horas da segunda-feira (04/AGO). E que envolveu a descarga de cerca de 20.000 toneladas de sulfato de amônio granulado. Enquanto no período em que esteve no Porto Novo o volume total descarregado chegou a 10.000 toneladas. Beneficiando a vários clientes.
A atracação do navio mercante “Pantanassa” em Porto Alegre ocorreu às 10:55, junto ao cais Navegantes. Sendo previsto o descarregamento de 8.100 toneladas de sulfato de amônio granulado e 1.500 toneladas de sulfato de amônio standard. Produtos estes utilizados no fabrico de fertilizante.
Como podemos observar. O porto de Porto Alegre ainda possui um potencial logístico considerável. Saber utilizá-lo é muito importante. Pois isto pode nos trazer inúmeros benefícios econômicos e sociais. Mas para que isto possa ocorrer. Uma coisa, somente uma é preciso acontecer. É o Estado manifestar a sua vontade política de que o porto de Porto Alegre volte a ser um porto dinâmico em suas atividades. Isto, somente isto, basta para que a atual realidade mude. Pois com vontade política tudo é possível de ocorrer. Pensem nisso e me ajudem a divulgar esta causa.
Muito Obrigado!
Vanderlan vasconselos
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário