O navio tanque panamenho “Taurogas” partiu no início da tarde de quinta-feira (19/JUN) de Triunfo para o porto do Rio de Janeiro. O mesmo foi fotografado após as 14 horas. Quando passava pela Usina do Gasômetro para entrar no canal do cristal. Local de passagem obrigatória para os navios que demandam Rio Grande. Nossa porta de ligação com o Oceano Atlântico.
O lado bom que quero destacar para o leitor é a possibilidade que a navegação nos apresenta. De ligar de forma direta e segura, dois pontos tão distantes como são Triunfo e o Rio de Janeiro. E isto nos faz pensar, o quanto a navegação pode contribuir para as nossas empresas. Levando parte de sua produção para mercados distantes. E que, na grande maioria das vezes é inacessível para estas empresas. Isto porque os custos do frete rodoviário, associado ao seguro são por demais caros para elas custearem. Estimular e apoiar a navegação é o primeiro passo para que esta barreira seja superada. No momento em que existir uma demanda mínima. O setor naval terá o maior prazer em atendê-la. E quanto mais a navegação for utilizada, menor será o preço cobrado. Pois neste caso se ganha em escala. E a certeza da existência de carga permite que o setor se estruture para atendê-la.
Certamente este é um objetivo nobre pelo qual devemos lutar. Pois ele só nos dá benefícios. Mesmo para aqueles que aparentemente não tem nenhuma ligação com a navegação.
Pensem nisso!
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário