Um carregamento de soja triturada, produzido e embarcado pelo terminal de uso privado (TUP) da empresa OLEOPLAN, foi embarcado na barcaça graneleira “Trevo Azul” e enviado para Rio Grande. Ao todo foram 3.000 toneladas que o terminal, que se localiza no estreito, poluído e assoreado rio Gravataí, pode embarcar na barcaça graneleira. Esta limitação se deve não a capacidade da embarcação, mas sim pelas precárias condições de navegação no Gravataí. Fato que inclusive acarreta prejuízo econômico para quem lá pretende operar. Pois quando uma barcaça parte com menos carga do que pode carregar. O custo da embarcação é o mesmo. E o volume transportado é menor. O que nos faz pensar no quanto a nossa economia deixa de faturar pela ineficiência do serviço público estadual. Já que a dragagem do rio Gravataí é uma tarefa do Estado. E se arrasta há anos, para não dizer décadas.
Mas, voltando ao assunto. O produto aqui embarcado tinha como destino o TUP da empresa BUNGE de Rio Grande. E lá chegou às 09:40 da manhã de terça-feira (03/JUN). Sua descarga foi concluída às 06:01 da manhã de quinta-feira (05/JUN), em virtude das condições climáticas adversas. Que impediram sua descarga mais rápida, devido ao tempo chuvoso.
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário