A barcaça graneleira “Prof. Lelis Espartel” atracou ás 10:20 da manhã de domingo (25/MAI) no terminal de USP privado (TUP) da empresa Bianchini em Rio Grande. Em seus porões ela estava transportando 2.683,10 toneladas de farinha. Produto produzido pela própria Bianchini em sua unidade industrial de Canoas. E que foi embarcado nela pelo TUP que a Bianchini possui as margens do rio dos Sinos. E é sempre bom ver que o rio dos Sinos possui potencial para a navegação. Mesmo que ela ocorra na sua parte inferior. Já próximo do rio Jacuí. Tendo em vista que as atuais pontes rodoviária e ferroviária que o cruzam restringem a navegação no restante de seu trajeto.
Sobre este fato é de se questionar, se não há solução para o problema. Fato que inevitavelmente haveria de mudar a dinâmica do rio. Dando-lhe possibilidade de atrair mais empresas para as suas margens. E com isto viabilizar o transporte pela hidrovia. Em benefício de toda a sociedade gaúcha.
Pensar uma solução para este problema é trabalhar pelo nosso Estado. Resgatar a volta da navegação comercial para o rio dos Sinos é um desafio possível de ser materializado. Basta, para tanto, termos o apoio político para que isto ocorra.
Pensem nisso e cobrem de nossos políticos mais atenção para o setor.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira
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