Barcaças “Porto de Viamão” e “BRANAVE V” transportam arroz de Pelotas para Rio Grande.
As barcaças graneleiras “Porto de Viamão” e BRANAVE V”, ambas de propriedade da Navegação Guarita, transportaram um carregamento de arroz de Pelotas para Rio Grande. Em Pelotas a operação ocorreu sob a coordenação da empresa Jayme Power. Que possui seus silos e armazéns próximos a área do porto. E que se valem de esteiras para transportar o produto até a área portuária, na beira do canal São Gonçalo. Aonde a barcaça fica atracada no momento do seu carregamento.
Nesta operação foram embarcadas na “Porto de Viamão” 2.500 toneladas de arroz com casca, tipo Paddy, destinado á semeadura. E na “BRANAVE V” mais 1.600 toneladas do mesmo produto.
A chegada de ambas embarcações ao Porto Novo de Rio Grande ocorreu às 16:15 da tarde de sábado (07/JUN). Quando elas atracaram ao lado do navio mercante “Storm Ranger”. Que lá se encontra em operação de embarque de arroz.
Como podemos constatar. Não foram uma nem duas operações deste tipo que ocorreram nos últimos dias. Em todas elas o porto de Pelotas foi o local de carregamento de arroz. Cujo destino foi sempre o mesmo navio atracado em Rio Grande. Diante deste fato é de se perguntar porque o navio não foi diretamente para Pelotas para ser carregado? A resposta é simples. O Porto de Pelotas, assim como o de Porto Alegre estão sucateados. Eles não possuem capacidade para realizarem o embarque dos navios graneleiros que neles atraquem. E isto ocorre por que não existe uma política séria de valorização dos nossos portos interiores. O que é um absurdo. Pois o nosso estado perde cargas para os portos de Santa Catarina. E enquanto os nossos portos estiverem jogados ao abandono. Esta será a nossa triste realidade. É por este motivo que eu convido a todos a cobrarem de nossos governantes a tratarem o assunto com a seriedade que ela merece. Pois do jeito que esta não pode ficar.
Foto: Carlos Oliveira
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