quarta-feira, 31 de julho de 2013

Para pensar e refletir – Canal do Cristal necessita de cuidados.

Para quem examina os dados sobre a sinalização náutica de nosso Estado, aparentemente ela obteve uma grande melhoria. O número de boias e faroletes desaparecidos ou com problemas é bem menor. Fruto do trabalho desenvolvido pelo Estado na correção deste problema. Que de tão crítico que estava chegou ao ponto de ser cogitada a sua interdição por parte da Marinha do Brasil. No entanto não podemos nos iludir. Nem sempre o que parece ser bem, é o que parece.


A respeito disso, vou abordar a questão relativa ao Canal do Cristal. O primeiro dos canais artificiais de quem parte do nosso porto de Porto Alegre em direção ao porto de Rio Grande. Que é a espinha dorsal de nossa navegação de longo curso e interior. E que é o que esta mais perto da sede administrativa do órgão público que deve cuidar de sua situação.

Pois em 2011, após uma forte enchente mais de 30 boias se desgarraram nas águas do Jacuí e do Guaíba. Após recolocadas em seu local, a navegação pode ser restabelecida. No entanto, passados dois anos, quando se olha para as boias do Canal do Cristal é difícil de não ficar incomodado com o que se vê.

O farolete N°. 142 de cor verde, esta inclinado. Demonstrando que sua base esta comprometida. E que se nada for feito o mesmo tende a cair. Esta inclinação também compromete a visualização de sua luz. Principalmente no sentido de quem desce o Guaíba.

Até bem pouco tempo, o farolete N°.129 de cor encarnada, estava com sua luz apagada. Solucionado este problema, conforme relato aqui exposto. (veja matéria específica: http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2013/07/farolete-do-canal-do-cristal-volta.html ) A solução deste problema amenizou a situação, no entanto não é suficiente para que se possa dizer que este trecho do percurso esta bom. Muito pelo contrário.

Ao se pegar o alinhamento do farolete encarnado com as boias que compõem este lado do Canal do Cristal a visão que se tem é assustadora. Ela já foi mostrada aqui de forma discreta, mas propositalmente em diversos momentos. Como uma forma de instigar o nosso leitor, sem a necessidade de se falar abertamente sobre o assunto. (veja as imagens vinculadas junto as matérias:

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2013/03/navio-balizador-comandante-varella.html ou

http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2013/07/navio-balizador-faroleiro-mario-seixas.html

Neste caso, o exercício que se deve fazer, lembra muito um jogo infantil, no qual a criança tem de achar o desenho escondido, ligando os números. Aqui a proposta é que se liguem os sinais náuticos com uma linha, e se o resultado foi uma reta, o canal esta alinhado. Agora se o resultado for uma linha em zig-zag isto indica alguma coisa errada no referido traçado do canal. E na verdade é este o problema.

No caso do Canal do Cristal, devemos partir do princípio de que os faroletes N° 142 e N°. 129 estão corretamente posicionados. Pois eles foram cravados no solo do fundo do lago Guaíba. Já as boias intermediárias, sendo a primeira a boia cega N°. 131 e a boia luminosa N°. 133 sofreram intervenção recentemente de limpeza e pintura. Resta a boa luminosa N°.135 que foi recolocada em seu lugar no ano de 2011 após a enchente. Como um dos faroletes esta inclinado. E para reparar este problema o mesmo terá de ser retirado do local. A dúvida que fica é se o mesmo será realmente posicionado de forma correta ou não? A perda deste marco de referência compromete a credibilidade da sinalização. Principalmente tendo em vista que os outros sinais retirados, ao terem sido recolocados não o foram de forma correta. Portanto podemos inferir que se a coisa continuar da forma em que esta muito em breve o canal não estará mais sendo demarcado em seu traçado verdadeiro. Expondo ao risco os navios que por ali navegam. Principalmente os de longo curso, cuja largura chega a mais de 32 metros, e o comprimento beira a casa dos 200 metros.

Pensem nisso e reflitam. Pois toda esta realidade reflete o estado de abandono no qual a nossa estrutura portuária foi deixado ao longo das últimas décadas.

Fotos: Carlos Oliveira

Um comentário:

  1. Sei que meu comentário não será publicado, mas será lido. Então, sugiro que deixes de dar palpites sobre um assunto que não conheces. Não tens formação técnica, nem experiência profissional. O resultado não poderia ser diferente - opiniões erradas, até ridículas. Mas não vou explicar, porque não discuto com leigos.

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