A barcaça graneleira “Trevo Norte” realizou mais uma viagem entre o terminal de uso privado da CPMC Celulose Rio-grandense e o Porto Novo de Rio Grande. Demonstrando a intensificação do transporte da celulose produzida por esta indústria, e que se destina a exportação. Nesta nova viagem, ela transportou mais 2.296 toneladas de acetobutirato de celulose. Vindo a atracar no porto às 17 horas de sexta-feira (26/JUL).
Um fato importante e que é uma característica da nossa navegação interior, esta relacionada ao fato das embarcações poderem navegar quase que ininterruptamente. Como elas fazem com frequência muito grande o trecho entre Porto Alegre e Rio Grande, há um conhecimento muito aprofundado por parte de seus tripulantes sobre as características da navegação neste trecho. Possibilitando que eles naveguem inclusive a noite, ganhando tempo se comparado a navegação de cabotagem ou de longo curso. O tamanho menor das embarcações (comprimento, largura e calado) também lhes favorece. Já que os riscos de sair canal e encalhar ficam reduzidos quando comparados com os navios de grande porte. Por outro lado, as empresas de navegação possuem tripulação dobrada para os seus barcos. Possibilitando que enquanto uma tripulação esteja trabalhando a outra goze do seu descanso legal. Tudo isto demonstra o quanto se busca obter o máximo de aproveitamento racional de nossa navegação interior. Fazendo com que ela consiga transporta muito mais carga com muito menos embarcações. Tamanha a eficiência que se busca obter.
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário